Notícias
Cursos qualificam médicos no primeiro dia de atividades do 39° Congresso Brasileiro de Pediatria


A programação intensa do primeiro dia de atividades, nesta terça-feira (08/10) mobilizou milhares de médicos no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS). Durante os três dias de Congresso são aguardados cerca de sete mil participantes. O evento vai debater temas como violência contra criança e adolescente, mundo digital, intolerâncias alimentares, nascer com segurança no Brasil, novo surto de sarampo, entre outros.

A programação do primeiro dia teve o Simpósio de Suporte Nutricional. Os médicos abordaram indicações de terapia nutricional em pediatria, indicadores de qualidade, bases da nutrição parenteral, suplementos e dietas especializadas. No auditório principal, o tema foi amamentação. O curso de Medicina Intensiva Pediátrica tratou do manejo hemodinâmico do paciente crítico, sedação e analgesia, e práticas de ventilação mecânica. Já o curso de Emergência Pediátrica tratou entre outros tópicos de SEPES, trauma e trouxe casos clínicos. A grade reservou ainda espaço para temas de dermatologia pediátrica, cuidados paliativos pneumologia, imagem e transporte do recém nascido.

O Workshop de Transplante Pediátrico foi outra atração. Durante o seminário, os painelistas apresentaram um panorama do transplante pediátrico no Brasil, seus desafios e os principais gargalos enfrentados nesse atendimento.

- Não temos conseguido aumentar o volume de transplantes - avalia a especialista em transplante de rim, Clotilde Druck Garcia (RS).

Os cursos abordaram, também, neonatologia para pediatras, pediatria do desenvolvimento, neurologia prática, hematologia, infectologia, endocrinologia, cardiologia pediátrica, psiquiatria infantil, e medicina do sono em crianças em adolescentes. Oncologia pediátrica e medicina fetal também foram discutidas nas salas de aulas espalhadas no centro de eventos.

39° Congresso Brasileiro de Pediatria SBP SPRS
Atividades pré-congresso
 
39° Congresso Brasileiro de Pediatria SBP SPRS
Evento reunirá milhares de médicos de todo o país

 

Congresso

Com uma pauta ampla, os pediatras – especialidade que atua com olhos no futuro – vão se debruçar sobre os temas que mais preocupam os pais e a sociedade como um todo, discutindo condutas que vão definir na infância as futuras características do indivíduo. Sabe-se que doenças na vida adulta, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e autoimunes podem ser evitadas na fase inicial da vida.

Entre os principais assuntos, destacam-se:

Crianças e o uso dos dispositivos eletrônicos, incluindo proposta de Projeto de Lei para orientar uso adequado (Solenidade de abertura – 09/10, às 10h).
Obesidade infantil e consequências na vida adulta (10/10, às 9h).
Nascer com segurança no Brasil (09/10, às 14h).
Novo olhar sobre o aleitamento materno (10/10, às 11h).
Violência contra a criança e adolescente (10/10, às 14h).
Diagnóstico precoce do câncer (10/10, às 17h).
Novo surto de sarampo no Brasil e a cobertura vacinal (11/10, às 11:30h).
 

Serviço:

39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP)
Local: Centro de Eventos da FIERGS - Porto Alegre, RS
Data: De 9 a 12 de outubro (de quinta-feira a sábado)
Inscrições e programação completa no site do 39° CBP


Redação: Marcelo Matusiak (SPRS) e Assessoria de Comunicação SBP

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br