Notícias
Alerta epidemiológico: confirmado caso autóctone de dengue em Porto Alegre


Acompanhe abaixo o alerta epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, publicado no último dia 06 de março, informando a confimação do primeiro caso autóctone de dengue de 2019.
 

Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria Geral de Vigilância em Saúde
Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis/EVDT
Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores/EVRV 


 

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO – Primeiro caso autóctone de Dengue/2019


A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis e o Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores da Diretoria Geral de Vigilância em Saúde (DGVS) alertam que foi confirmado primeiro caso autóctone de dengue, com data de início dos sintomas em 22/02/2019. O paciente é morador do bairro Rubem Berta.

A DGVS alerta para possível transmissão na área próxima ao caso, como também as pessoas que viajaram para locais com transmissão viral de Dengue, Chikungunya e Zika, ao retornarem a Porto Alegre com sintomas dessas doenças, busquem atendimento e que os profissionais de saúde estejam atentos aos seguintes quadros clínicos:

DENGUE: Caso suspeito – febre ALTA de início súbito, com duração máxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaleia, dor retro-ocular, mialgia, artralgia, exantema, náuseas, vômitos, petéquias, prova do laço positiva, leucopenia.

CHIKUNGUNYA: Caso suspeito – fase aguda – paciente com febre ALTA de início súbito, com duração máxima de 7 dias, acompanhada de ARTRALGIA(S) INTENSA(S) também de início súbito. Pode estar associado à cefaleia, mialgia e exantema. Considerar história de deslocamento nos últimos 15 dias para áreas com transmissão de Chikungunya.

ZIKA VÍRUS: Pacientes que apresentem exantema maculopapular pruriginoso, acompanhado de pelo menos DOIS dos seguintes sinais e sintomas: febre baixa ou inaparente, hiperemia conjuntival sem secreção e prurido, poliartralgia, edema periarticular.

Reitera-se a importância de notificar, por telefone, todo caso suspeito de Dengue, Zika e Chikungunya já no momento do atendimento do paciente, quando o profissional suspeitar clinicamente do caso, pelos fones: (51) 3289.2471 e 3289.2472, no horário comercial, ou telefone de plantão (de conhecimento dos serviços de saúde), à noite, finais de semana e feriados. Os exames sorológicos específicos serão encaminhados através desta CGVS, no momento da notificação do mesmo.

Esta notificação desencadeará medidas de controle ambiental ao vetor Aedes aegypti. Lembramos, por fim, que é imprescindível que o paciente seja orientado, pelo médico assistente, sobre os sinais de alerta para Dengue grave, bem como para fazer uso de repelente durante a fase de viremia. Todo caso suspeito que for atendido deverá receber o CARTÃO DE ACOMPANHAMENTO DO PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE. 
 


 CGVS – Av. Padre Cacique, 372 - 4º andar – Bairro Menino Deus – Porto Alegre RS

 

Leia o documento em PDF >

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br