Notícias
Gravidez na adolescência: educação e informação são os caminhos para a prevenção


A Sociedade de Pediatria do RS e a Sociedade Goiana de Pediatria apoiam a Sociedade Brasileira de Pediatria na campanha voltada para a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O objetivo da ação é engajar pediatras e toda a população na prevenção da gravidez precoce, que envolve diversos riscos para a mãe e o bebê.

O Brasil lidera o ranking de gravidez adolescente na América Latina. A taxa de gestação precoce é de 400 mil casos por ano. Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2014 nasceram mais de 28 mil filhos de meninas entre 10 e 14 anos, e acima de 534 mil crianças de mães com idades entre 15 e 19 anos. Tais dados acendem um alerta para a necessidade de medidas educativas para prevenção de tais ocorrências.
 

Instruir para prevenir

A medida mais eficaz para prevenir a gravidez na adolescência é a educação abordando sexualidade e saúde reprodutiva, tanto no ambiente familiar quanto na escola. É preciso conscientizar os adolescentes sobre o convívio de respeito entre meninos e meninas, e a responsabilidade e proteção necessária nas atividades sexuais, como os métodos contraceptivos. Tais informações podem evitar não apenas uma gestação precoce, mas também doenças sexualmente transmissíveis.

 

Leia também:
Prevenção à gravidez na adolescência: queda nos números não implica em menos cuidados

Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência 2019 SPRS SGO SBP   Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência 2019 SPRS SGO SBP

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br