Notícias
Lenço umedecido ou algodão?


A posição radical de que não deve, em hipótese alguma, ser usado lenço umedecido em recém-nascidos, é um mito. O PH ácido dos lenços em contraste com o PH alcalino da urina proporciona um efeito de neutralização da pele. Ainda assim, a preferência, segundo a médica dermatologista associada da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Ana Paula Manzoni, sempre será pela água e sabonete.

- A preferência é por usar algodão com água ou loções de limpeza que não precisam enxugue. A sugestão é manter o lenço umedecido em situações que exijam praticidade como ao sair de casa com o bebê. Porém, a qualquer sinal de irritação deve ser rediscutida a conduta com o pediatra ou dermatologista – explica.

O cuidado importante que os pais devem ter é observar para que não sejam usados produtos com perfume ou álcool. Além disso, o cuidado nas trocas de fralda em local público deve ser intensificado.

SPRS

- Essa cautela deve ser ainda maior se houver alguma porta de entrada na pele da criança como fissuras, escoriações ou assadura prévia. Então sempre deve-se colocar algo pessoal que cubra trocador e fique em contato direto com a pele da criança – completa.

Os pais ou responsáveis pela troca da fralda também devem seguir a mesma orientação de higienizar bem as mãos e ter muito cuidado quando há existência de machucados que podem representar uma porta de entrada de doenças na pele.

Redação e foto: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br