Notícias
Pediatra recomenda que pais troquem presentes por experiências no Dia das Crianças


A sociedade do consumo e do instantâneo tem influenciado mudanças de comportamento nos últimos anos, principalmente nas relações interpessoais e familiares. Desta forma, o ex-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, José Paulo Ferreira, destaca a importância das famílias aproveitarem a data para estreitar o convívio com os pequenos.

- Muitas vezes, devido ao ritmo acelerado do dia a dia, tenta-se compensar a ausência com brinquedos, trocando afeto por bens materiais, quando o que a criança quer é carinho. Como o que se leva dessa vida são as experiências, aproveite a ocasião para jogar bola no parque, fazer uma pequena viagem, um piquenique, enfim, atividades que envolvam uma convivência familiar – sugere Ferreira.
SPRS Dia das Crianças

Outra questão destacada pelo pediatra é o entendimento que algumas pessoas têm com relação ao custo do brinquedo, de que quanto mais caro, melhor pai ou mãe se é, uma concepção ligada ao consumo.

- É claro que não está proibido presentear a criança, portanto, quem estiver pensando em opções de mimos para marcar a data, busque jogos que estimulem a criatividade e sociabilidade dos pequenos – complementa o pediatra da SPRS.

Quanto aos eletrônicos, a recomendação é objetiva: crianças pequenas não devem ter celular ou tablet. A indicação é que a inserção a estes meios seja feita a partir dos dez anos.

Redação: Francine Malessa
Foto: Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br