Notícias
Eleições: pediatra incentiva inserção das crianças no processo cidadão


Enquanto a sociedade brasileira vive o período eleitoral, em casa, pais e responsáveis podem aproveitar a ocasião para ensinar os conceitos democráticos para as crianças, como uma forma de estimular e contribuir para a formação da sua personalidade.

– As eleições e exercer o direito ao voto fazem parte da cidadania. Os pais devem agir de forma democrática com seus filhos, dando alguns exemplos sobre hierarquias, gestão e autoridade. Também podem expor o direito de reivindicar e, principalmente, ensinar a respeitar a opinião alheia – comenta o pediatra responsável pelo Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Renato Santos Coelho.
eleições

Com relação ao clima de hostilidade em algumas manifestações políticas, o médico afirma que, principalmente a dualização de posições, pode afetar as crianças, mesmo que ainda não se possa dimensionar as consequências.

– Por trás desse extremismo está o sentimento geral de indignação de forma tão desenfreada que as pessoas sentem-se no dever de resolver a partir da sua própria justiça. Portanto, é um momento que os pais devem dizer o que está sendo discutido e reforçar que as pessoas devem respeitar as diferenças e, principalmente, a decisão da maioria, com relação ao resultado que sairá nas urnas – complementa Coelho.

E no dia da eleição? O pediatra afirma que levar a criança para acompanhar o voto também é uma forma de educar para a cidadania.

Redação: Francine Malessa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br