Notícias
ABP lança edital para preenchimento de vaga de Acadêmico(a) Titular


O Presidente e o Secretário da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), Mário Santoro Júnior e Jefferson Pedro Piva, no uso das atribuições do Regulamento da ABP, comunicam a vacância da cadeira de Acadêmico Titular n° 22, cujo patrono é o Prof. João Carlos de Souza.

Os interessados em se inscrever como candidato(a) para preenchimento da vaga de Acadêmico(a) Titular deverão atender aos requisitos do Regulamento da Academia Brasileira de Pediatria, constantes do Edital (veja abaixo o link para o documento).

A ABP é um órgão de aconselhamento e de assessoramento do Conselho Superior e da Diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Foi criada na gestão de Mário Santoro Junior, e seu primeiro Presidente foi Nelson Barros. A sua posse foi em 7 de março de 1997, na sede da Academia Nacional de Medicina. São 30 acadêmicos titulares, eleitos por seus pares, com seus respectivos patronos, figuras exponenciais da Pediatria brasileira. Sua sede é no Memorial da Pediatria Brasileira, localizado no Cosme Velho, Rio de Janeiro, inaugurado em 27 de julho de 2000, por Lincoln Freire, seu idealizador e então Presidente da SBP.

Os acadêmicos são, na opinião de seus colegas, um grupo que bem representa a Pediatria brasileira, do ponto de vista pessoal e profissional. Representam um patrimônio de cultura, civilidade e serviço à sociedade, que ultrapassa a dimensão puramente técnica da profissão. Entre suas principais atividades, a Academia tem participado ativamente da constituição do Memorial da Pediatria Brasileira.

A ABP tem se dedicado a promover a discussão e reflexão sobre os grandes temas da Pediatria, principalmente na interface com a sociedade civil e ensino médico. Os Fóruns da ABP tornaram-se uma tradição, tendo à sua frente um grupo dedicado, liderado por Julio Dickstein.

Informações adicionais podem ser obtidas na secretária da ABP, pelo telefone (21) 2548-1999 ou pelo e-mail: abp@sbp.com.br


Acesse aqui o Edital (PDF)

Acesse aqui a Ficha para inscrição (PDF)
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br