Notícias
Ações contribuem para a redução da mortalidade infantil no estado


Para chegar ao final do ano com um índice histórico de apenas um dígito, ou seja, aproximadamente 9,5%, os médicos apostam em três fatores preponderantes que ajudam a reduzir as taxas de mortalidade infantil. Um deles é o combate à doenças infecto-contagiosas e prevalentes. O incentivo ao aleitamento materno e o acompanhamento do processo de crescimento e desenvolvimento também integram os aspectos de decréscimo de óbitos infantis.

mortalidade infantil RS SPRS

- O investimento no pré-natal, principalmente no tratamento das afecções maternas e assistência adequada durante o trabalho de parto e ao recém-nascido no momento do nascimento, é onde deve estar o foco da redução. Além disso, a instituição do monitoramento do trabalho de parto junto com a assistência ao recém-nascido no momento do nascimento colaborou para a redução da anoxia como causa das mortes – explica o médico associado da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Erico Faustini.

Os três municípios gaúchos com o menor coeficiente de mortalidade infantil (CMI) são Charqueadas (2,6), Jaguarão (2,9) e Sarandi (3,2). Os dados são do Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul e apontam os resultados até 2015.

A preocupação do pediatra deve-se ao fato de que justamente a maioria das mortes infantis ocorre nos primeiros seis dias de vida, e está relacionada com as afecções do período perinatal, causas associadas a problemas durante a gestação, trabalho de parto e nascimento.

- As enfermidades maternas podem não estar relacionadas com a gravidez, como a hipertensão arterial sistêmica, ou ser relacionada com a gestação, como ruptura prematura das membranas e complicações da placenta. Constituem-se em situações associadas ao nascimento prematuro e aos óbitos por doença da membrana hialina, infecções ou prematuridade extrema. A assistência deficiente no trabalho de parto geralmente estão relacionadas às mortes por anoxia – complementa Erico Faustini.

A redução do CMI no estado é reflexo de um pacto firmado em 1990, entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU), onde o país comprometia-se a reduzir em 2/3 os óbitos de menores de cinco anos até 2015. O objetivo fazia parte das metas do milênio como meio de reduzir a pobreza e desigualdade social. Em 2013 o Brasil atingiu o CMI de 14,4.

Redação: Francine Malessa
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Ana Meinhardt

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br