Notícias
Atenção ao prematuro é destaque na XXI Jornada Sul-Riograndense de Neonatologia


Ao longo de três dias foram debatidos avanços em procedimentos e novas medicações que ajudam os profissionais da área a aprimorar cada vez mais o atendimento ao recém-nascido. Os desafios estão presentes em várias áreas e que passam pelo elevado risco de infecções, atenção ao prematuro, cuidados com nutrição, alimentação e procedimentos de ventilação.

Jornada de Neonatologia 2017 SPRS

- O conhecimento e a difusão do que é feito em cada Serviço, em termos de pesquisa, é o que leva na prática à mudança da qualidade na assistência. Percebemos um avanço importante nos cuidados com o recém-nascido e, por isso, a importância de um encontro como esse que proporciona o conhecimento. A percepção de todos presentes foi muito boa e saímos extremamente satisfeitos – afirmou o presidente do evento e diretor da SPRS, Carlos Humberto Bianchi e Silva.

A vulnerabilidade de um prematuro é um fato que precisa ser observado e foi lembrado por vários médicos, durante as aulas.

- Enxergamos o prematuro como um pequeno “Cristal” através de cuidados no pulmão, no desenvolvimento cerebral e tantas outras áreas. Tudo isso são partes que melhoram em um resultado final. Existem tecnologias acessíveis, cuidado humanizado e UTIs neonatais muito bem estruturadas. Portanto, é fundamental saber usar isso tudo muito bem, como por exemplo, técnicas de monitorização que ajudam a diminuir o manuseio do bebê. Isso vai permitir um tempo de descanso do recém-nascido, o que é fundamental porque temos que lembrar que ele estaria dentro do útero da mãe. Logo, do lado de fora temos que tentar reproduzir o mais fielmente esse ambiente, o que não é fácil – completa Bianchi e Silva.

Jornada de Neonatologia 2017 SPRS

Na primeira aula do sábado (23/09) a médica Rita de Cássia Silveira lembrou fatores que aumentam o estresse parental, como prematuridade, tempo de hospitalização e diagnóstico de apneia.

- O seguimento do prematuro é diferenciado. É preciso trabalhar pais, família adjacente, a própria criança e todas as vulnerabilidades. A instituição médica cumpre um papel muito importante por ter o diferencial de contar com uma equipe multidisciplinar. No consultório o pediatra está sozinho diante de uma situação que envolve aspectos psicoafetivos que impactam no resultado – explicou Rita.

Jornada de Neonatologia 2017 SPRS

A icterícia (popularmente conhecida como Amarelão), foi abordada pelo médico Manuel Antonio Ruttkay Pereira, que destacou ser o problema mais comum em recém-nascidos, que produzem até 2,5 vezes mais bilirrubina do que um adulto. Ao final, o médico Renato Procianoy discorreu sobre diagnóstico e tratamento da encefalopatia hipóxico-esquêmica e hipotermia.

 

Jornada de Neonatologia 2017 SPRS

A XXI Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e V Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal teve início na quinta-feira (21/09) e encerrou no sábado (23/09). As atividades foram realizadas no auditório do Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF). A data e o município da edição do ano que vem serão anunciados em breve pela Sociedade de Pediatria do RS.

 

 

Jornada de Neonatologia 2017 SPRS

Redação e fotos: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Eventos

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br