Notícias
Talk Show no XVI Congresso trata sobre a adolescência e seus desafios
XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria 2024 SPRS


Ao final da tarde do segundo dia do evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria ocorreu o Talk Show “Adolescência e seus desafios’’, conduzido por José Paulo Ferreira, presidente da SPRS, e pelas médicas Lilian Day Hagel e Maria Cecília de Oliveira Almeida.

Os palestrantes apresentaram três casos de pacientes com diferentes motivos de consulta, mostrando o que necessitava ser investigado em cada caso e os exames que precisavam ser realizados. Ressaltou-se a importância do cuidado ao examinar o paciente, que podem se sentir constrangidos. É preciso realizar o exame com cautela, examinando primeiramente os olhos e o coração, por exemplo, para depois passar para as partes mais delicadas para o adolescente, também sendo necessário conversar com ele, sempre pedindo permissão e explicando o que será feito.

Como principais desafios abordados, mencionou-se o cigarro eletrônico, já que seu uso não deixa vestígios, como cheiros, que os familiares poderiam notar e assim aconselhar seus filhos. A nomofobia também foi mencionada, que se refere ao medo ou ansiedade pela falta de uso do celular, além dos transtornos mentais que também são desafiadores.

“Nós precisamos abrir nossos olhos para esse período que veio com muita força nos últimos anos. Será que é mais fácil ser adolescente hoje ou antigamente? Que desafios temos pela frente? Os pediatras não podem mais fechar os olhos para essa idade’’, afirmou a médica Maria Cecília de Oliveira Almeida.
 

Redação e foto: Marcelo Roxo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br