Notícias
II Congresso Multiprofissional da Residência Médica da ISCCA e X Encontro de Neonatologia da Fronteira Oeste: um marco na atualização profissional

SPRS Encontro de Neonatologia da Fronteira Oeste

 

No período de 19 a 21 de outubro, a Irmandade da Santa Casa de Caridade de Alegrete (ISCCA) foi palco do II Congresso Multiprofissional da Residência Médica da ISCCA e do X Encontro de Neonatologia da Fronteira Oeste, eventos que contaram com o apoio da SPRS.

O evento reuniu pediatras da região e equipes envolvidas no atendimento, oferecendo oficinas práticas de Bubble CPAP, que capacitaram os participantes para o atendimento de bebês. A técnica, também chamada de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas com Bolhas, é uma estratégia de ventilação não invasiva para recém-nascidos com síndrome do desconforto respiratório. Este método é utilizado para fornecer suporte respiratório sem a necessidade de intubação, ajudando a manter as vias aéreas abertas e prevenindo o acúmulo de pressões excessivas. É considerado uma opção atraente devido à sua simplicidade e baixo custo, e está associado a uma diminuição na incidência de displasia broncopulmonar, em comparação com a ventilação mecânica.

Durante o evento, os palestrantes Dr. Jorge Luz e Dra. Marola Scheren trouxeram, também, importantes explanações sobre transporte do RN, sepse neonatal e uso do CPAP no suporte ventilatório e na sala de parto. Além disso, o Dr. Glenio Bolsson explanou sobre o Serviço de Obstetrícia da Santa Casa, e a fonoaudióloga Vanessa Carivali enfatizou a importância da fonoaudióloga na equipe da UTI neonatal.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br