Notícias
Mais pediatras


Um dado recente do Conselho Regional de Medicina do Estado do RS (CREMERS) registrou, em 2022, 1.685 novos médicos especialistas. O maior número de profissionais com registro de qualificação de especialista (RQE) foi de Clínica Médica (245 registros). Mas o que nos despertou a atenção foi a segunda colocação, que foi a Pediatria, com 189 registros.

O Título de Especialista deve ser devidamente registrado no Conselho Regional em que o médico exerce suas atividades profissionais, após a conclusão da Residência Médica credenciada pela CNRM/MEC, ou curso de especialização reconhecido pelas Sociedades de Especialidades Médicas e Associação Médica Brasileira (AMB).
Sergio Luis Amantéa SPRS

O registro pode ser solicitado através do site do CREMERS. A medida assegura ao paciente que ele será atendido por um médico com conhecimento aprofundado na área.

Os dados demonstram um interesse, tanto pela especialidade pediátrica, quanto pelo registro do diploma de formação. No Rio Grande do Sul disponibilizamos anualmente acesso a cerca de 150 novas vagas em Programas de Residência de Pediatria, o que corresponde a quase 10% das vagas ofertadas em todo território nacional. Dentro de nosso país, a Pediatria tem se mantido como a segunda especialidade em oferta de vagas para residência médica, sendo atribuída a ela cerca de 10% do total de vagas oferecidas para acesso aos Programas de Residência Médica, e o mesmo percentual entre o número total de médicos que cursam alguma residência médica (cerca de 1.600 e 5.200 médicos respectivamente). De maneira similar aos dados regionais de registro (RQE), se mantém apenas atrás da Clínica Médica.

O próprio aumento do número de vagas que são oferecidas em Programas de Residência nos últimos anos também encontra representatividade na Pediatria. Cenário influenciado pelo crescente número de novas faculdades de Medicina e o consequente aumento do número de formandos. Permanecemos na busca do processo denominado “Universalização da Residência Médica”, onde a oferta anual de novas vagas deveria ser equivalente ao número de egressos dos cursos de graduação médica. Entretanto, a Pediatria é uma das especialidades que tem apresentado aumentos similares às taxas de crescimento global por novas vagas de residência médica, contabilizando taxas crescentes próximas de 70%.

Sendo assim, podemos dizer que nossa especialidade parece apresentar sinais de crescimento e desenvolvimento saudável, o que nos tranquiliza no momento. Assim como no acompanhamento de nossos pacientes, esse é um processo que deve ser contínuo, procurando identificar sinais precoces de anormalidades. O êxito de qualquer intervenção passa pela suspeição e confirmação dos nossos diagnósticos.


Sérgio L. Amantéa
Presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br