Notícias
A Pediatria brasileira perde uma de suas grandes referências
Dr. Pedro Celiny Ramos Garcia SPRS

 

Neste 25 de janeiro de 2023 faleceu aos 73 anos o renomado pediatra gaúcho, Prof. Dr. Pedro Celiny Ramos Garcia. Em sua trajetória profissional destacou-se como professor universitário, como pesquisador com intensa produção e difusão de artigos científicos e livros, assim como líder associativo. Dedicou mais de quatro décadas como professor de Pediatria na PUCRS, sendo homenageado por inúmeras vezes e adotado como modelo profissional por seus alunos. Foi membro permanente do programa de pós-graduação da saúde da criança na PUCRS, mantendo sólida linha de pesquisa nas áreas de infeção, doenças respiratórias e escores prognósticos, tendo orientado várias dezenas de mestrandos e doutorandos. Foi autor de seis livros de Medicina Intensiva Pediátrica e redigiu mais de 150 artigos científicos publicados em periódicos internacionais, além de inúmeras participações em congressos de pediatria como palestrante e professor convidado.

Provavelmente, entre suas maiores qualidades era sua enorme capacidade de liderar e aglutinar pessoas em torno de causas comuns. Nesse contexto, exerceu inúmeros cargos associativos, onde destacam-se as Presidências das Sociedades de Pediatria do RS e Brasileira de Pediatria. Organizou e presidiu congressos regionais, estaduais, nacionais e internacionais, na área de Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica. Foi sócio fundador da Sociedade Latino-americana de Cuidados Intensivos Pediátricos. Por sua atuação em prol da pediatria Brasileira, foi empossado em 1997 como membro Titular na cadeira número 7 da Academia Brasileira de Pediatria.

Sem dúvida alguma, uma história que engrandece a pediatria gaúcha e brasileira; tornou-se um marco e referência tanto na Pediatria como na Medicina Intensiva Pediátrica.

Pedro Celiny deixa inúmeras conquistas e feitos para serem relembrados por sua família (esposa Jandira, os filhos Tatiana e João Pedro, genro, nora e quatro netos), assim como pelo enorme grupo de amigos e admiradores que conquistou ao longo de sua vida profissional.

A cerimônia de despedida será dia 26/01, das 8h às 12h, no Cemitério da Santa Casa, Av. Oscar Pereira 423, capela 3, em Porto Alegre, RS. O cerimonial de cremação será as 12 horas.


* Texto de autoria do pediatra Prof. Dr. Jefferson P. Piva
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br