Notícias
SPRS saúda anúncio de fortalecimento de ações de imunização


Entre as prioridades elencadas pelo Governo Federal em suas primeiras manifestações está a retomada dos altos índices de cobertura vacinal, incluindo a imunização contra a COVID-19. A medida foi bem recebida pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) que, através do seu conhecimento médico e científico, coloca-se à disposição dos órgãos públicos para colaborar. O pediatra e diretor da SPRS, Benjamin Roitman, ressalta que a intenção do Ministério da Saúde de fazer campanha de vacinação para recuperar as coberturas vacinais vem em boa hora.

Dr. Benjamin Roitman SPRS

“Há várias doenças que contam com vacinas disponíveis e continuam atingindo nossas crianças (COVID, pneumonias, meningites) e outras patologias que podem voltar a circular pela baixa cobertura vacinal (pólio, difteria, tétano, entre outras). O PNI – Programa Nacional de Imunizações é um programa de Estado que tem mais de 30 anos, não de governo; ou seja, ultrapassa fronteiras ideológicas ou partidárias”, afirma.

O médico reforça que é direito de toda a criança receber vacina que protege contra inúmeras doenças graves, e é dever da família oferecer esta proteção aos seus filhos.

“Defendemos que seja feito um esforço conjunto envolvendo pais, professores, instituições de ensino, instituições de saúde, pediatras e órgãos do estado nos âmbitos municipal, estadual e federal. Cada um faz a sua parte. O importante é disponibilizar as vacinas com segurança e praticidade (horários estendidos), levar a criança até a unidade de saúde, observar as carteiras de vacinação e atualizar na primeira oportunidade. É hora de chamar os pais e lembrar da necessidade e da importância das vacinas. Campanhas de vacinação são sempre bem-vindas, pois são momentos de mobilização de toda a sociedade” completa Benjamin.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo SPRS

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br