Notícias
Dezembro Laranja: cuidado com a exposição das crianças ao sol deve ser reforçado


Com a pele mais sensível do que a dos adultos, as crianças exigem uma atenção especial nesta época do ano quando aumentam as temperaturas e a frequência com que os pequenos ficam expostos ao sol.
Proteção solar crianças SPRS

“Existem opções específicas para crianças de protetor solar, mas isso não significa que a criança possa permanecer de forma exagerada no sol. É importante sempre considerar um conjunto de medidas que incluem a permanência em horários adequados, uso de camisetas com proteção contra raios ultravioletas, uso de bonés e guarda-sol, por exemplo”, afirma o médico pediatra da SPRS, José Paulo Ferreira.

Já o caso dos bebês com menos de seis meses é diferente. Uma vez que não é indicado uso de protetor solar, o melhor é evitar que eles se exponham ao sol. Isso acontece porque a pele nesta idade é muito sensível, podendo facilmente sofrer queimaduras.

“É sempre bom ter em mente que a prevenção do câncer de pele passa por uma conscientização de longo prazo. No caso das crianças, se não protegermos a pele deles desde muito cedo, vão desenvolver mais chances de terem uma doença no futuro. Por isso, a segurança deles depende dos cuidados dos pais”, completou José Paulo.

Medidas adicionais são sempre bem vindas como a correta hidratação e alimentação. O indicado é que os pais estimulem o consumo frequente de água, sucos naturais, frutas, legumes e verduras.

 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br