Notícias
Gripe: crianças fazem parte do grupo de risco e devem ser vacinadas


Com a queda da temperatura, aumentam os casos de infecções respiratórias entre as pessoas, especialmente no público infantil. Por isso, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) preconiza a vacinação contra a gripe para as crianças, pois elas fazem parte do grupo de risco, como relata o membro do Comitê de Infectologia da entidade, Juarez Cunha.

“As crianças fazem parte dos grupos prioritários do Ministério da Saúde. A campanha inicia pelos profissionais da saúde e idosos, mas na segunda etapa são incluídas as crianças de 6 meses a 5 anos. A gripe acontece em todas as faixas etárias, e as crianças são mais vulneráveis ao vírus Influenza, causador da gripe”, explica Cunha.

SPRS vacina gripe 2022

“O ideal é que seja feita a vacina tetravalente, que amplia a proteção, mas a recomendação é que, em falta dela, use o que estiver disponível. O importante é se vacinar, até porque o principal vírus circulante no Brasil é o AH3N2, que está nas duas vacinas”, diz.

Cunha ressalta que a vacina da gripe pode ser aplicada no mesmo momento, ou com qualquer intervalo, com todas as outras vacinas do calendário da criança, exceto a vacina para COVID-19.

“Por enquanto nós só temos vacinas de COVID-19 para crianças de 5 anos em diante. Nas crianças de 5 a 11 anos, continua sendo recomendado o intervalo de 15 dias, tanto antes quanto depois de aplicar vacinas COVID-19. Para crianças de 5 a 11 anos, tem que respeitar esse intervalo. Abaixo de 5 anos não temos ainda vacinas de COVID-19, e nesses casos a vacina da gripe pode ser concomitante com qualquer outra”, acrescenta.

No primeiro ano em que a criança (de 6 meses até 9 anos) receber a vacina da gripe, são duas doses com um mês de intervalo. Nos anos posteriores é aplicada a dose única.
 

Redação: Julian Schumacher e Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br