Notícias
SPRS alerta para práticas no sistema de saúde que contribuem para superlotar as emergências pediátricas


Com a chegada do outono e das temperaturas mais baixas, as emergências pediátricas de Porto Alegre voltaram a registrar grande procura pelo atendimento a crianças e adolescentes com síndromes respiratórias. O cenário era repetido a cada ano, e só estava diferente no cenário da pandemia. O agravante, em 2022, foi a diminuição desse tipo de serviço nos hospitais da capital.

“As melhorias atreladas à saúde da nossa população infantil, frequentemente utilizadas como justificativas para rearranjos assistenciais, não são suficientes para justificar o 'encolhimento' de nossa rede pediátrica. Estratégias adotadas nesta linha visando garantir a própria sobrevivência desequilibram todo o sistema de saúde que já é insuficiente. Não podemos trabalhar com uma política simples de substituição, mas sim de adição norteada por qualificação e necessidades da população”, afirma o presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Sérgio Amantea.
 

Alternativas que há anos deveriam estar sendo colocadas em prática não acontecem

“Fomos criativos em gerir e financiar espaços para assistência durante a pandemia, período em que a saúde de nossas crianças foi menos impactada que a dos adultos pela COVID. A ineficiência de nossa rede assistencial (pública e privada) foi silenciosamente agravada por um fenômeno de encolhimento. Estamos agora vendo o resultado da desestruturação de serviços e de leitos e o impacto da adoção de diferentes políticas de contratação e remuneração pela atividade profissional na pediatria. Crianças não são adultos pequenos, e suas necessidades assistenciais são tão grandes quanto as dos adultos”, alertou Amantea.

Entre as saídas que são propostas para equacionar o problema estão um número adequado de profissionais nos Pronto Atendimentos e Salas de Observação, com uma retaguarda quantitativa adequada de leitos pediátricos e de assistência intensiva. Além disso, um acesso facilitado à rede de postos com pediatras e municípios do interior com investimentos para tratamento de casos mais complexos.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br