Notícias
Pediatras alertam para importância de pais estarem atentos a cenas de violência em filmes e seriados


Imagens e cenas de filmes e seriados que são inapropriados podem repercutir no emocional das crianças e em comportamentos inadequados. A preocupação da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul não é nova, mas o tema voltou à pauta diante do sucesso de seriados recentes na televisão brasileira, especialmente os veiculados em canais de streaming.
SPRS

Em nota, a Sociedade Brasileira de Pediatria reiterou de forma veemente sua posição contrária à disseminação de conteúdos desalinhados à classificação indicativa de faixa etária. O posicionamento ocorreu após a demonstração pública de preocupação de pais e responsáveis sobre duas séries veiculadas pela plataforma de streaming Netflix que estavam desalinhadas à faixa etária recomendada: “Round 6” e "Um Conto Sombrio dos Grimm". A literatura científica internacional é categórica ao afirmar que o acesso de crianças e adolescente aos programas que contenham violência extrema, conteúdo sexual ou uso drogas lícitas ou ilícitas, entre outros temas inadequados, “podem causar efeitos ainda mais danosos sobre aqueles que convivem com alguma predisposição decorrente do ambiente desfavorável em que vivam”. Após críticas, a série sul-coreana “Round 6”, por exemplo, teve sua indicação etária reclassificada de 16 anos para maiores de 18.

Na nota, a entidade também demonstra preocupação com as consequências da flexibilização da Classificação Indicativa, “decretada em sentença do Supremo Tribunal Federal, em 2016, quando declarou inconstitucional o dispositivo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelecia multa e suspensão aos meios que exibem programas em horário diverso do autorizado pela classificação indicativa”. E enfatiza, ainda, que com “essa sentença, as crianças e os adolescentes ficaram dependentes exclusivamente do bom senso das emissoras de TV e plataformas de streaming”.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Colaboração: Assessoria de Comunicação SBP
Foto: Freepik

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br