Notícias
Pediatra alerta para prejuízos da ausência de zinco no desenvolvimento das crianças


A deficiência de Zinco na infância pode prejudicar o crescimento saudável das crianças e o desenvolvimento de diversas funções do organismo. O Zn é responsável por conter proteínas e enzimas, que são importantes também para atividades do sistema imune e por isso o cuidado com ele é fundamental. “O zinco participa ativamente do processo de crescimento, pois várias enzimas associadas a síntese do DNA e RNA, dependem do zinco”, avalia a médica pediatra e associada da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Elza Daniel Mello.

De acordo com pediatra, é preciso estar alerta aos sintomas, que variam bastante em cada criança, pois o diagnóstico precoce auxilia no tratamento. "Os sinais e a deficiência de zinco são muito inespecíficos, porém podemos ficar atentos quando a criança apresenta falta de apetite, cabelos secos, infecções de repetição e déficit de crescimento linear", explica.

Segundo Elza, a melhor fonte para evitar a falta de Zinco vem da alimentação e de um cardápio variável para as crianças. "É preciso a ingestão adequada de carne bovina, leite, feijão e todos alimentos que são enriquecidos de zinco. Quando isso já acontece, é importante complementar com medicação", pontua.

O tema foi trabalhado durante o painel "Desnutrição silenciosa", no Congresso Brasileiro de Pediatria Online, que aconteceu no último dia 16 de outubro, e foi organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O evento contou com a participação de diversos médicos da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.
 

Elza Daniel Mello SPRS

O tema foi trabalhado durante o painel "Desnutrição silenciosa" (Divulgação)

 

Redação: Vítor Figueiró
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br