Notícias
Vômito pode ser indicativo de alergia alimentar em crianças?


Vômitos frequentes são uma das situações mais comuns enfrentadas por pais e, logo, vem a preocupação de uma possível alergia alimentar. A médica da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), gastroenterologista e endoscopista pediátrica, Cristina Targa Ferreira, lembra que há duas possíveis classificações para os casos.
Cristina Targa Ferreira

"As alergias imediatas em geral apresentam urticária, manifestações respiratórias e são consideradas mais graves. Já as alergias de reação tardias, são caracterizadas por vômitos intermitentes ou agudos e sintomas gastrointestinais que podem ser inespecíficos ou não", explica.

Também é importante estar atento ao especialista mais indicado para cada caso. Vômitos nas reações imediatas são acompanhadas pelo médico alergologista e vômitos nas alergias tardias pelo gastropediatra.

No cuidado com a criança é indicado estar sempre atento uma vez que a ocorrência de vômito pode causar desidratação, porque há perda de líquidos. Às vezes, as crianças não conseguem beber o suficiente para compensar os líquidos perdidos, seja porque continuam a vomitar, seja porque não querem beber líquidos.

A pediatra reforçou, ainda, que os pais fiquem atentos a regurgitação crônica e doença do refluxo nos lactantes que são apresentações comuns que requerem um manejo adequado e podem ser um sinal de apresentação de alergia alimentar. O tema foi tratado no Congresso Brasileiro de Pediatria, que foi realizado nos dias 15 e 16 de outubro, de forma online.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br