Notícias
A preocupante queda no número de estudantes matriculados no RS


A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) recebeu com preocupação a divulgação de Dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica. A pesquisa mostrou que o RS teve queda de estudantes em todas as etapas em 2021, na comparação com 2020. No Brasil, houve registro de um leve aumento nas matrículas gerais – especialmente no Ensino Médio, de 5,2%. O Censo Escolar traz os dados de inscrições na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

SPRS escola RS pandemia

A redução da procura foi maior entre as turmas de tempo parcial, mas também aconteceu entre as de tempo integral, exceto na etapa do Ensino Médio, que teve aumento sutil de 1,6% nas inscrições.

“Esses dados são preocupantes. É fundamental que os pais enxerguem o quanto melhora a qualidade de vida, socialização e potencial de aprendizado ao frequentar a escola. A criança será um adulto mais realizado, feliz e produtivo”, afirma o pediatra e membro da SPRS, Renato Santos Coelho.

O Rio Grande do Sul teve 19,8% menos alunos matriculados na EJA em 2021, na comparação com 2020. No cenário brasileiro, também houve queda, mas menos acentuada – a diminuição de matrículas foi de 2,9% em relação ao ano passado.

“Muito se fala nos discursos sobre benefícios da educação, mas na prática pouco é feito. Os gestores dos governos municipais, estaduais e federal precisam enxergar o quanto medidas positivas ajudam em médio e longo prazo. O trabalho a ser feito agora é de diagnóstico. Que tipo de criança está evadindo e por quais motivos? A estrutura da escola está ruim, ou seja, deficitária? Não é atrativa? O ambiente é muito violento? Há problemas no transporte? A abordagem precisa ser feita não apenas nas famílias, mas nas escolas para que esse quadro seja revertido”, acrescenta Renato.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br