Notícias
Pediatra explica a diferença entre gripe e resfriado


A cada inverno que inicia os pais ficam receosos e com dúvidas: será que meu filho está com gripe ou apenas um leve resfriado? Os dois são processos inflamatórios e atingem as vias aéreas superiores, ou seja, nariz e garganta.

Os sintomas são parecidos. Até pouco tempo atrás, o termo gripe era usado para qualquer resfriado comum pela população em geral. No entanto, desde o surgimento da gripe H1N1 e mais recentemente com o coronavírus, essa diferença passou a ficar um pouco mais clara. A gripe tem sintomas mais fortes, dores de cabeça e apresenta um quadro viral mais importante, segundo o pediatra e ex-presidente da SPRS, José Paulo Ferreira.

“Resfriados e viroses em geral acontecem. A criança fica uns dois ou três dias com o nariz um pouco trancado, se alimenta geralmente de forma mais irregular e depois passa. Casos são mais leves, e em grande parte dos casos não é preciso um tratamento medicamentoso. Soro fisiológico no nariz é importante, somado a hidratação e uma alimentação balanceada já ajudam”, explica.

Seja pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelo sistema privado, a vacina contra gripe é fortemente indicada para todas as crianças.

“Independentemente da idade é importante a criança se vacinar”, acrescenta José Paulo.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br