Notícias
Congresso debate alergia alimentar e efeitos gastrointestinais da COVID em crianças


As questões relacionadas ao sistema gastrointestinal fazem parte da rotina clínica na pediatria e serão uma das temáticas previstas no evento que reúne especialistas do RS e de diversos estados brasileiros. O evento é uma realização da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).
XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria 2021 SPRS

Um dos painéis trata da alergia alimentar. O tema será abordado por dois especialistas que discorrerão sobre os temas mais importantes da atualidade no que diz respeito à alergia alimentar tardia, que é mais conhecida como a alergia à proteína do leite de vaca. Segundo a médica gastropediatra, Cristina Helena Targa Ferreira, que apresentará o tema ao lado de Matias Epifânio, o objetivo é orientar como manejar pacientes que são recebidos frequentemente nos consultórios com a Colite Alérgica, uma situação clínica caracterizada por alterações inflamatórias microscópicas e/ou macroscópicas no cólon e reto como consequência de reações imunológicas devido à ingestão de proteínas estranhas. Entre os sintomas mais comuns estão vômitos, regurgitação, dores de barriga e sangue nas fezes. A sessão está prevista para 14h25min de sábado (12/06).

Outros dois painéis farão a relação da COVID com problemas gastrointestinais. Na sexta-feira (11/06), com moderação de Caroline Montagner Dias (RS), acontece o painel “Manifestações gastrointestinais da COVID”, a partir das 10h55min. Participam os médicos José Vicente Noronha Spolidoro (RS) e Elisa de Carvalho (DF). No sábado (12/06), às 10h55min está prevista a conferência “O novo microbioma pós-COVID”, com a participação de Mariana Gonzales de Oliveira (RS) e palestra de Bruno Acataussú Paes Barreto (PA).

O XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria é um evento oficial da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). As palestras acontecem nos dias 11 e 12 de junho, sendo o evento realizado totalmente de forma virtual por conta das restrições impostas na prevenção da propagação da COVID-19. Outras informações podem ser obtidas através do gauchopediatria.com.br/home.asp.

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br