Notícias
Um alerta para obesidade infantil na pandemia


Apesar de não haver estatísticas precisas, é fácil perceber no atendimento clínico que aumentaram o número de casos de crianças com dificuldades de controle de peso. A obesidade infantil é um tema que preocupa os pediatras há bastante tempo, mas que foi agravado por conta do cenário imposto diante da pandemia da COVID-19. O painel, marcado para 15h25min de sexta-feira (11/06), tem o título “Obesidade na pandemia: para onde estamos sendo conduzidos? O moderador é Guilherme Guaragna Filho (RS) e haverá participação de Elza Daniel de Mello (RS) e Leila Cristina Pedroso de Paula (RS).

XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria 2021 SPRS

Uma recente pesquisa desenvolvida pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e publicada na revista científica Jornal de Pediatria, mostrou que alguns comportamentos do isolamento social, adotado na tentativa de barrar a transmissão do novo coronavírus, estão acarretando ganho de peso nos pequenos - fator de risco importante para o desenvolvimento da obesidade. A explicação é simples: a falta de gasto energético nas brincadeiras ao ar livre, na escola e também a suspensão dos exercícios físicos, associados ao maior tempo diante das telas contribuíram para o problema. Na lista dos fatores de risco para a obesidade entra também a má alimentação, ainda mais evidente durante os dias de isolamento.

O XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria é um evento oficial da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). As palestras acontecem nos dias 11 e 12 de junho, sendo o evento realizado totalmente de forma virtual por conta das restrições impostas na prevenção da propagação da COVID-19. Outras informações podem ser obtidas através do site www.gauchopediatria.com.br .

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br