Notícias
Mudança no atendimento digital de pacientes é tema de debate virtual


A atividade foi organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria com o objetivo de discorrer sobre “Empatia no atendimento digital: telemedicina na prática clínica pediátrica”. O cenário da telemedicina na especialidade e na Medicina como um todo sofreu uma brusca alteração, após a declaração da pandemia da COVID-19. Estudos recentes mostraram que aproximadamente 70% dos médicos passaram a, de alguma forma, operar com a tecnologia. As farmácias que aceitam receitas digitais, saltaram de 3 mil para 20 mil em apenas quatro semanas. Outro dado impressionante é que diante das medidas restritivas, foi registrada um queda de até 80% nas consultas presenciais.

Para a 2ª vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Cristina Targa Ferreira, que conduziu o debate, há um processo de adaptação importante em curso.

“Este momento de pandemia provocou uma aceleração importante no mundo da telemedicina. Profissionais que são do grupo de risco, tiveram de aprender tudo de forma muito rápida, o que foi muito positivo. Costumo dizer que as pessoas não tem como deixar de ser velhas, mas não podem deixar de ser modernas em momento algum”, disse.

A conversa contou com participação do coordenador da Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento, Felipe Cabral. Em sua fala, ele descreveu a telemedicina em pelo menos três tipos: a
síncrona (aquela na qual é feita transmissão de vídeo e com interação), a assincrona (aquela que já é operada em teleradiologia, por exemplo, quando são encaminhados exames e é feito um lado por outro profissional a distância) e o monitoramento (na qual o médico acompanha o paciente através de equipamentos digitais ou gadgets).

Ao final, a advogada consultora em direito médico e da saúde, Sandra Franco, ressaltou a desafiadora experiência que está sendo vivida, lembrando que desde a publicação de uma Lei caracterizando que estarmos em uma emergência de saúde pública, tornou-se absolutamente possível a realização dos atendimentos a distância.

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br