Notícias
SBP e SBIm reforçam a importância da manutenção do calendário vacinal de crianças e adolescentes


A pandemia do novo coronavírus trouxe a discussão sobre como proceder em relação à vacinação rotineira das crianças. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) defendem a manutenção do calendário vacinal regular de adolescentes e crianças sustentada pelo PNI, em função do risco à saúde decorrente da situação epidemiológica atual do sarampo, febre amarela e coqueluche no país.

Em documento divulgado pelas duas entidades, são sugeridas várias condutas para resguardar a proteção das crianças, adolescentes e grupos de risco neste momento de pandemia, e manter o calendário vacinal atualizado.

As sugestões incluem ações como a utilização de unidades de saúde mais próximas da residência; aplicação de estratégias de distanciamento; utilização de escolas, clubes e outros locais atualmente ociosos; horários diferenciados para crianças e adolescentes; opção de vacinação domiciliar; a prática do distanciamento nas clínicas privadas; e orientação para não comparecimento de qualquer pessoa com sintomas respiratórios ou febre nos centros de vacinação, como forma de diminuir a disseminação da doença.

Leia a nota conjunta da SBP e SBIm sobre o Calendário Vacinal da Criança e a Pandemia pelo Coronavírus e também o Calendário de Vacinação da SBP para 2020 clicando nos links abaixo.

 

Calendário Vacinal da Criança e a Pandemia pelo Coronavírus
Documento Científico SBP – Calendário de Vacinação 2020

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br