Notícias
Esclarecimento e diálogo são fundamentais na prevenção da gravidez na adolescência


A “1ª Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência” foi realizada no Auditório Osvaldo Stefanello do Palácio da Justiça, evento aberto para a comunidade e que contou com a participação de especialistas, população em geral e especialmente com adolescentes. A médica hebiatra integrante do Comitê de Adolescência da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Lilian Day Hagel, comenta que ficou evidente a falta de conhecimento de seu corpo tanto para os adolescentes como para os adultos.

“Todos aproveitaram para tirar dúvidas, orientando quando se pode comentar e falar de uma forma técnica, afetiva e sem preconceitos. Também foram discutidos temas importantes, como o cuidado e o funcionamento do corpo, planos de vida, combate à violência intra e extrafamiliar, aspectos legais, escola, sexualidade, prazer, anticoncepcional, bullying, mídia e gravidez”, disse.

SPRS debate prevenção da gravidez na adolescência

 

A palestra de abertura contou com a participação da Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, e da Juíza-Corregedora e coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude, Nara Cristina Neumann Cano Saraiva. A palestra sobre iniciação sexual na adolescência foi apresentada por Annicele Andrade Gameiro, que é especialista em Saúde na Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

Os impactos físicos e psicológicos da gravidez na adolescência foram tema da palestra da representante da SPRS, Lilian Day Hagel.  Ao final, Leony Cananéa Marques, representante do Programa Primeira Infância Melhor e assessora referência da Educação Infantil, trouxe a palestra “Somos pais, e agora?”.

As palestras tiveram com debatedoras a Juíza-Corregedora Nara Cristina Neumann Cano Saraiva, e a Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do MPRS, Denise Casanova Villela.

O evento teve um espaço importante de perguntas e respostas com intensa participação dos adolescentes presentes na plateia.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br