Notícias
O que fazer quando acontecem os pequenos ferimentos em crianças


Seja por curiosidade ou por estarem em brincadeiras agitadas, as crianças acabam mais vulneráveis nessa época do ano a pequenos acidentes. Um dos riscos comuns, são os cortes causados por cacos de vidro no chão, por exemplo, ou arranhões provocados nas quedas. Um agravante é o fato da criança ser naturalmente curiosa. O senso de perigo e equilíbrio não se desenvolve plenamente até que ela amadureça e tenha experiência, por isso a vigilância de pais e responsáveis é um aliado fundamental.

No caso de acidentes, de um modo geral, a dica é lavar imediatamente o ferimento em água corrente.

“Em pequenos ferimentos sem sangramento expressivo recomendamos seguir lavando em água corrente e fazer um pequeno curativo com gaze tendo o cuidado de não abafar. Essa medida vai proteger de possíveis contaminações posteriores”, explica o médico pediatra e diretor da Sociedade de Pediatria do RS, Silvio Baptista.

Ferimentos mais profundos, extensos, e aqueles com sangramento prolongado, devem ser examinados para avaliação de possível procedimento (curativo com aproximação das bordas e/ ou sutura). Também é indicado não usar cremes ou antissépticos sem orientação médica.

Outras dicas são ensiná-las e alertá-las para os riscos que certos atos envolvem, para que elas possam desenvolver a noção do que é o perigo e do que são comportamentos perigosos. Escadas e ambientes escorregadios como a volta de piscinas exigem uma atenção redobrada. Também é indispensável observar grades e redes de proteção em todas as janelas e varandas.


Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br