Notícias
Informação e acolhimento para prevenir o suicídio na infância e adolescência


Compreender os fatores de risco, os sinais de alerta e os mitos que envolvem o comportamento suicida é fundamental para os profissionais que atendem crianças e adolescentes.

Com o objetivo de disponibilizar orientações que auxiliem a interpretar os sinais e intervir de forma positiva em situações de comportamento suicida nestas faixas etárias, o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio do RS/ Comissão da Criança, do/a Adolescente e do/a Jovem produziu o “Guia Intersetorial de Prevenção do Comportamento Suicida em Crianças e Adolescentes”.

O documento trata o tema sob as perspectivas da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública e Conselho Tutelar, trazendo orientações específicas para o enfrentamento do problema em cada uma destas áreas.


As escolas na Promoção da Vida

Outro documento de apoio produzido pelo Comitê é o Informativo “Ações de Promoção da Vida e Prevenção do Comportamento Suicida em Crianças, Adolescentes e Jovens”.

Considerando o espaço escolar como estratégico para a abordagem do tema, o Informativo traz sugestões de projetos, sites, filmes, cursos e materiais orientadores com foco em ações de promoção da vida e prevenção do comportamento suicida.

O material direcionado às escolas traz subsídios para os profissionais de toda a rede de atenção a crianças e adolescentes para enfrentar este problema muito atual, fruto de uma sociedade complexa e em período de rápidas e profundas transformações.

Acesse os documentos clicando nas imagens abaixo.

 

Guia de prevenção do comportamento suicida   Informativo suicídio

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br