Notícias
Um olhar atento para doenças que crescem entre as crianças
39° Congresso Brasileiro de Pediatria SBP SPRS


 
Mudanças comportamentais e sociais que impactam na saúde das crianças. Entre os diversos temas abordados na programação do Congresso Brasileiro de Pediatria que reúne cerca de sete mil pediatras em Porto Alegre, chamou a atenção casos de doenças que precisam um olhar atento dos profissionais e dos pais. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).

O caso mais evidente foi o ressurgimento do sarampo no Brasil. O principal recado enfatizado em todos os momentos é que os pediatras são fundamentais na orientação para os pacientes.

Temos uma baixa cobertura vacinal, hoje, proporcionadas por motivos como a falsa sensação de segurança com a visão equivocada de que essas doenças não existem, medo dos efeitos adversos da vacina, as fake news e a falta de vacina na rede pública - afirma o membro do Comitê de Infectologia da SPRS, Juarez Cunha.

O aumento do número de casos de otite também traz preocupação entre os médicos. Uma das razões apontadas para isso, é o fato de bebês estarem sendo colocados muito cedo na escola. Segundo a pediatra Berenice Dias Ramos, a otite é uma doença de criança pequena e normalmente acompanha um resfriado. Sabe-se que em 60% dos casos não há dor e nem febre, e o problema nesses casos é que enquanto ela está assim, tem a audição prejudicada.

- Nos primeiros anos de vida o bebê precisa escutar muito bem, porque é quando está aprendendo a falar. Temos de ficar atentos para assegurar que quando aconteça um ataso na fala, seja examinado o ouvido, através de consulta com um pediatra ou otorrinopediatra. Existem letras que chamamos de fonemas, e que são muito parecidos, como o “f” e o “v”, o “p” e o “b” o “t” e o “d”, e as crianças com otite têm dificuldades de perceber essas diferenças e na hora de se alfabetizar acabam fazendo essas trocas – explicou.

39° Congresso Brasileiro de Pediatria SBP SPRS   39° Congresso Brasileiro de Pediatria SBP SPRS
Berenice Dias Ramos e Juarez Cunha, palestrantes do 39° CBP

 

Cuidados com o recém-nascido na UTI Neonatal também fizeram parte da programação, ao longo da sexta-feira (11/10). A pediatra Rita de Cássia Silveira chamou a atenção para a importância dos cuidados com a saúde bucal, especialmente em bebês graves que ficam por um longo período na UTI neonatal.

- Como eles não podem se alimentar pela boca, em função da gravidade, acabam recebendo alimentação por sonda. Se é um bebê muito prematuro, lesa o céu da boca, que chamamos de pálato. Então, o pediatra e as famílias precisam estar atentos à isso, não deixando de examinar a boca, fazendo um bom acompanhamento e higiene oral. Também reforçamos que isso não é só dentro da UTI. Após a alta, no acompanhamento ambulatorial, consultórios médicos ou mesmo em casa é fundamental atentar para a saúde bucal para evitar doenças infecciosas, para promover o aleitamento materno e para que esse bebê venha a desenvolver a fala adequadamente. Os odontopediatras são grandes parceiros nossos nesse trabalho - explicou.

Durante a manhã a programação também contou com debates de temas como emergências cardiológicas, tuberculose, infecção urinária, reumatologia, fibrose cística, calendário vacinal, entre outros. Durante a tarde as aulas abordaram problemas comuns em ambulatório pediátrico, imunodeficiências, distúrbios da diferenciação sexual, doenças reumáticas, cardiologia pediátrica e esportes e manejo do trauma, entre outros.

 

Serviço:

39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP)
Local: Centro de Eventos da FIERGS - Porto Alegre, RS
Data: De 9 a 12 de outubro (de quinta-feira a sábado)
Inscrições e programação completa no site do 39° CBP


Redação e fotos: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br