Cursos
PALS - Suporte Avançado de Vida em Pediatria

O curso PALS é um dos mais conhecido e importante curso internacional de emergências pediátricas.
O pronto reconhecimento e atuação imediata nas situações de risco à vida dos pacientes pediátricos é crucial para o melhor desfecho destes episódios.
O PALS (Pediatric Advance Life Suport) é um curso avançado de atendimento às emergências pediátricas, desde o diagnóstico e atuação nas condições de deterioração de quadros clínicos que possam levar à PCR (parada cardiorrespiratória) à própia RCP (reanimação Cárdio Pulmonar) de alta qualidade. Desenvolvido pela American Heart Association (AHA) tendo aqui no RS a SPRS (Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul) um polo de formação de Pediatras Instrutores e administração dos cursos.

 

Objetivo do curso PALS
O curso PALS tem como objetivo treinar profissionais de saúde que, direta ou indiretamente atuem no tratamento das emergências pediátricas que possam levar à PCR, sejam elas de origem cardiológicas, respiratórias, infecciosas ou acidentais; treinando através de exposições teóricas e simulação com manequins o manejo dessas ocorrências.
Visamos com o treinamento, a melhora dos desfechos com aperfeiçoamento e segurança dos profissionais envolvidos.
Hoje, muitos dos serviços de emergência e hospitais do Brasil, recomendam e valorizam essa certificação para a atuação do profissional, que realizando um atendimento sistematizado promove maior sobrevida e menor número de sequelas, elevando a qualidade da assistência, do trabalho em equipe e do fluxo dos serviços hospitalares.

Público-alvo: o curso PALS é dirigido a médicos e enfermeiros.

Conteúdo do curso PALS
São abordados os conteúdos descritos no Manual do PALS que deve ser lido pelo aluno previamente ao curso. Esta é uma condição indispensável para um bom desempenho.
O programa inicia com a Avaliação e Atendimento Iniciais, em que é abordada a sistematização que embasa os protocolos mundiais de atendimento à criança, passando pelo reconhecimento dos pacientes que necessitam, ou não, de intervenção imediata; avaliação do paciente iniciando pelo “ Triângulo de Avaliação Pediátrica”, seguindo pelas avaliações primárias, secundárias e terciárias; estudo e aplicação das dinâmicas de grupo; reconhecimento das situações de desconforto e insuficiência respiratória com suas terapêuticas diferenciadas a cada quadro; reconhecimento, classificação e tratamento dos diversos choques; diferenciação dos quadros instáveis e estáveis nos pacientes com arritmias cardíacas, com orientação para o tratamento adequado; reconhecimento da PCR com imediat0 início de manobras de RCP, inclusive com DEA e desfibrilador nas diversas faixas pediátricas ( bebês, crianças e adolescentes); tratamento pós PCR e orientação de como lidar com o óbito.


Metodologia de Ensino do curso PALS

As aulas teóricas reforçam o conhecimento exigido pela leitura prévia do livro (e-Book) do aluno, que só pode realizar o curso após aprovação em pré-teste vinculado ao livro. Já dispomos da versão em português do livro e material audiovisual didático para o curso
As aulas práticas são realizadas na forma de estações de habilidades onde os elementos teóricos do manual e das aulas interativas será posto em prática simulando as condições reais de atendimento.
As avaliações são teóricas e práticas. Uma outra prova similar ao pré-teste, com mais peso, é aplicada ao final do segundo dia, em sala de aula. Também no final do segundo dia é realizado um teste prático, nos mesmos moldes das estações com manequins, onde o aluno é avaliado de forma integral, tanto como líder de equipe como integrante desta.

 

Venham participar conosco, aprendendo, treinando, trocando experiências!


Inscrições:
CETS - Centro de Treinamento em Saúde
Fone: (51) 3383.0573
Inscrições acesse:
CETS/PALS

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br