Notícias
Férias com alimentação saudável para as crianças


Estar em férias pode significar para muitos adultos relaxar e sair um pouco da rotina, o que inclui uma dieta desequilibrada. Para quem tem filhos, no entanto, ficar mais tempo em contato com as crianças pode ser a chance de ensinar e promover novas experiências com lanches saudáveis.

- O mais importante é transformar a alimentação dos pais, pois eles dão o exemplo. Comer mais peixes; cereais; frutas, pelo menos duas vezes ao dia e verduras e legumes, diariamente. Os adultos precisam fazer lanches saudáveis e, assim, ensinar e acostumar as crianças com essas comidas – afirma a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e gastroenterelogista, Cristina Targa Ferreira.

A médica lembra que, hoje em dia, mais do que nunca, a nutrição é conhecida como umas das ferramentas mais importantes para formar indivíduos saudáveis. Sabe-se que as deficiências nutricionais levam a um crescimento e desenvolvimento inadequados e precipitam o surgimento das doenças. Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras, e devem estar presentes todos os dias nas refeições, pois contribuem para uma boa saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças. As fibras, presentes nesses alimentos, são muito importantes para o desenvolvimento e a manutenção de uma microbiota saudável.

- A microbiota são nossas bactérias protetoras, que vivem em nosso organismo e que são responsáveis pelo equilíbrio imunológico. Além disso, eles contém antioxidantes naturais. Com frutas, legumes e verduras, as refeições ficam mais nutritivas e podem tornar os pratos mais saborosos e coloridos. A variedade de produtos que compõem esse grupo é tão grande, que é possível encontrar alimentos doces, salgados, amargos e cítricos. Pode-se fazer as preparações de diferentes maneiras, em pratos variados. É tanta variedade que certamente haverá algo que agrade aos diferentes paladares – completa Cristina.

O recado mais importante é que a família seja o exemplo. Comer frutas, legumes, verduras são essenciais e, além disso, evitar os produtos industrializados e processados. Existem maneiras de fazer pratos apetitosos, com ingredientes saudáveis: comidas coloridas, divertidas e isso deve ser feito desde o nascimento da criança. Segundo a médica, deve-se começar com leite materno exclusivo até os 6 meses e depois iniciar as frutas, os legumes e as verduras. A introdução alimentar é de fundamental importância e deve ser conduzida com alimentos feitos em casa e saudáveis.

Há substâncias que não podem ser produzidas pelo organismo e, por isso, devem ser ingeridas através de alimentos. São chamados de nutrientes essenciais, que englobam vitaminas, alguns aminoácidos, algumas gorduras e ácidos graxos. Para que o corpo funcione de maneira saudável, é necessário que os nutrientes sejam ingeridos equilibradamente para manter um bom funcionamento e uma boa saúde.

Ideias criativas podem ser adotadas para incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes. A médica sugere fazer pratos divertidos e coloridos, que misturem sabores e tornem esses ingredientes mais apetitosos. Também é recomendável deixar a criança brincar com os alimentos, fazer comidas e ajudar no preparo, sempre sob a supervisão do adulto.

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br