Vai ano, vem ano e a preocupação dos pais com o rendimento escolar dos filhos sempre se renova. A infância é uma época em que diversão e aprendizado precisam caminhar juntos, e entender o ritmo de cada criança é essencial para que os familiares não exerçam uma cobrança exagerada. O médico pediatra e associado da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Renato Santos Coelho, explica de que forma abordar os pequenos para tratar do desempenho na escola.
– O diálogo é por onde tudo começa. Mesmo com as rotinas atribuladas, é preciso que os pais reservem um tempo para ficarem à disposição dos filhos para ajudar, ouvir, demonstrar interesse sobre o que estão aprendendo em sala de aula. Deste modo, fica mais fácil acompanhar possíveis dificuldades que eles estejam enfrentando – comenta.
O médico pediatra alerta que a linha entre a exigência excessiva e a falta de rigor é tênue, e os pais precisam encontrar um equilíbrio.
– Apenas cobrar resultados, sem acompanhar o processo, passa a impressão de desvalorizar os feitos da criança e minimizar possíveis percalços do caminho. Outro ponto, não recomendado, é o de valorizar somente as notas, reduzindo todo esforço da criança em um número. Tampouco, deixar o pequeno determinando quando e o que estudar é certo. O ideal é acompanhar de perto, reconhecer o esforço, as matérias, o crescimento pessoal e o interesse – sintetiza o médico Renato Santos Coelho.
Por fim, o médico tranquiliza pais e mães que se preocupam em não passar a mão excessivamente na cabeça de seus filhos. A frustração e o “não” são educativos e devem servir de aprendizados para as crianças entenderem e se preparem para a vida.
Redação: Vítor Figueiró
Foto: Francine Malessa
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