O Brasil é 10° país no ranking mundial da prematuridade. Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores da prematuridade no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A ONG Prematuridade.com desenvolve a campanha de alerta contra esta incidência, e estará promovendo a I Caminhada da Prematuridade, no dia 20 de novembro, em Porto Alegre, no Parque da Redenção.
O Monumento ao Expedicionário será o ponto de encontro para concentração, a partir das 9h da manhã do domingo. A caminhada sai às 10h, com aproximadamente uma hora de duração. Caso chova, o evento será realizado no domingo seguinte.
Mobilização nacional
Representando os interesses e o bem-estar dos bebês prematuros e de suas famílias, a ONG Prematuridade.com prepara ações no Congresso Nacional, em Brasília, buscando instituir formalmente o 17 de novembro como “Dia Nacional da Prematuridade” no país. Estão em tramitação no Congresso projetos que estabelecem diretrizes de enfrentamento do parto prematuro (PLS 742/2015) e uma Proposta de Emenda à Constituição sobre a extensão da Licença Maternidade para mães de prematuros - PEC 99/2015, e é preciso garantir a discussão e aprovação destes projetos.
É importante que todos aqueles solidários a esta causa, vistam alguma peça de roupa ou adereço na cor roxa no dia 17. Nas redes sociais, usar as hashtags #NovembroRoxo e #DiaMundialdaPrematuridade.
Vários países já adotam a campanha “Novembro Roxo”, voltada para a proteção contra o parto prematuro, mas ainda não tem ressonância no Brasil. Para inserir a demanda na agenda pública brasileira, serão distribuídos materiais informativos em um trabalho de sensibilização com parlamentares e sociedade civil.
Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br