A maior causa de mortalidade infantil no Brasil atualmente são as complicações que surgem em recém-nascidos até 28 dias. A informação é do presidente do departamento de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), José Maria de Andrade Lopes. Com o objetivo de atualizar os neonatologistas, pediatras e demais profissionais da saúde para promover um atendimento qualificado à estas crianças, a SBP, através da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) está realizando até sábado (17/09), o 23º Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Gramado.
Na abertura do evento, realizada na noite de quarta-feira (14/09), no hotel Serrano Wish, os organizadores destacaram que este já é considerado o maior congresso da especialidade realizado no país, contando com mais de 2 mil e 300 pessoas inscritas. Além disso, foram recebidos mais de 800 trabalhos científicos para apresentação de temas livres.
Mesa de abertura: Drs. José Maria de Andrade Lopes (presidente do Departamento de Neonatologia da SBP), Cristina Targa Ferreira (presidente da SPRS), Renato Procianoy (presidente do 23° Congresso), Lilian Sadeck (diretora de cursos e eventos da SBP), Rita de Cassia Silveira (presidente da Comissão Científica), e Andrea Amorin (coord. multiprofissional) |
- O programa científico tem uma grande qualidade e a expectativa é que os profissionais estejam em contato com as principais novidades da neonatologia, o que vai agregar na sua prática diária. A partir do momento que se melhora a prática, se melhora a assistência aos recém-nascidos, o que deve refletir positivamente nos índices de naturalidade - destaca o presidente do Congresso, Renato Procianoy.
A presidente da SPRS, Cristina Targa Ferreira, destaca o trabalho desenvolvido pela entidade para a realização do evento.
- Acredito que este Congresso vai ajudar muito a especialidade neonatal, melhorando as taxas de mortalidade infantil. O fato de a SBP ter nos escolhido como sede é muito importante para nós e todos os pediatras gaúchos. O Rio Grande do Sul está orgulhoso de receber todos os neonatologistas do Brasil - comenta Cristina.
A presidente da SBP Luciana Rodrigues Silva, através de um vídeo transmitido no local destacou a importância do evento e a programação desenvolvida especialmente para atender a pediatras e neonatologistas. Como sua representante, se fez presente a diretora de cursos e eventos da SBP, Lilian Sadeck, que destacou a importância dos pediatras no atendimento aos recém nascidos.
- Estamos dando um bom começo para estas crianças, oferecendo uma qualidade de vida muito melhor. A perinatologia tem avançado muito e congressos como este possibilitam a atualização e compartilhamento dos profissionais - afirma Lilian.
Drs. Renato Procianoy, Lilian Sadeck e Cristina Targa Ferreira |
De acordo com o vice-presidente da SPRS e membro do Comitê de Neonatologia da entidade, Marcelo Pavese Porto, no Rio Grande do Sul são registrados cerca de 140 mil nascimentos por ano. Destes, 10% das crianças vão precisar de um auxílio para poder respirar pela primeira vez.
- O nosso objetivo é formar o pediatra de uma forma adequada para atender bem o recém-nascido. Nos cursos pré-congresso nós treinamos médicos, profissionais da saúde, pessoas para realizar o transporte de recém-nascido, além de outros aspectos que envolvem a vida da criança e isto muda a realidade nacional destes que estão nascendo - destaca Porto.
Segundo a organizadora dos cursos pré-congresso da SPRS, Clarissa Carvalho, cerca de 400 congressistas participaram das dez formações disponíveis, que envolviam temas como segurança, ventilação mecânica, reanimação, infecções ao recém-nascido, entre outros. Fez parte da programação do Congresso, ainda, a aplicação de uma prova para conceder o título de especialista em neonatologia, pela SBP. O pediatra neonatologista da SPRS, Ilson Enk, contou que o teste foi muito bem avaliado pelos participantes e pela banca.
Durante a solenidade de abertura, também foram conhecidos os três trabalhos vencedores do Prêmio Nicola Abramo. Dois trabalhos do Hospital Israelita Albert Einstein, um em parceria com o Instituto de Medicina Integrada de Pernambuco; e uma produção de profissionais do Hospital de Clínicas de São Paulo foram os agraciados. Ainda na ocasião, o professor doutor José Dias Rego recebeu uma homenagem de honra pela sua atuação, contribuindo na formação de inúmeros neonatologistas brasileiros.
Professor José Dias Rego recebeu homenagem especial por sua atuação na formação dos neonatologistas brasileiros | Comissão organizadora: Drs. Clarissa Carvalho, Ilson Enk, Rita de Cassia Silveira, Renato Procianoy, Andrea Amorin e Marcelo Pavese Porto |
Encerrando a noite, o músico Renato Borghetti encantou os congressistas com um show, fazendo com que a plateia entoasse a famosa composição de Lupicínio Rodrigues "Felicidade". Posteriormente, foi servido um coquetel de confraternização para os congressistas.
Na quinta e sexta-feira (15 e 16/09) e no sábado (17/09) segue a programação científica, na ExpoGramado com palestras, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, colóquios e conferências. Os congressistas também poderão conferir a feira comercial, onde estarão localizados os estandes da SBP, de empresas e de laboratórios.
Mais informações podem ser obtidas no site do evento: www.perinato2016.com.br
Redação e fotos: Francine Malessa
PlayPress Assessoria de Imprensa
Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br