Notícias
Vírus Sincicial Respiratório, comum no frio, é perigoso para crianças pequenas


As crianças menores de dois anos têm mais chances de contrair o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A circulação da doença é comum durante os períodos frios do ano e pode representar perigo para os pequenos. A doença pode ser evitada com cuidados de pais e professores. O pediatra da Sociedade de Pediatria do RS, Benjamin Roitman, ressalta que as crianças não devem ficar em locais fechados, sem circulação de ar, e em contato com adultos gripados.

- Creches e escolas são os principais focos, pois os vírus circulam mais. Esses problemas são muito comuns nesta época de frio e ocorrem todos os anos. Os adultos gripados devem evitar contato com crianças pequenas, que são mais suscetíveis ao VSR. Devemos cuidar o ambiente, para não deixar sem circulação de ar - relata Benjamin Roitman.

Vírus Sincicial Respiratório SPRS

Segundo o pediatra, os sintomas do VSR são: tosse, febre, disfunção respiratória e sibilância, que é o ronco perceptível quando o bebê respira. Quando perceber estes sintomas, os pais devem levar a criança imediatamente para consulta com o pediatra.


Cuidados extras contra o VSR:


- evitar contatos com pessoas gripadas;
- ventilar os ambientes;
- evitar ambientes fechados;
- lavar as mãos frequentemente;
- cuidar com o espirro e com tosse (cobrir o rosto).

 

Redação: Mariana da Rosa
Foto: Marcelo Matusiak (arquivo)
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br