Sociedade de Pediatria do RS promove o Alerta Amarelo no Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria
O objetivo da ação foi sensibilizar os pediatras para que façam o encaminhamento precoce das crianças que apresentam sintomas do Amarelão. O lançamento da campanha foi feito durante o primeiro dia de atividades do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria que acontece no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.
- A causa pode ser do leito materno, que é feito acompanhamento com o pediatria, mas pode ser também originada de um caso mais grave no fígado. Estes casos precisam ser investigados e diagnosticados de 6 a 8 semanas de idade para que se faça o tratamento adequado - explica a presidente do comitê de gastroenterologia pediátrica da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Raquel Borges Pinto.
O cuidado que os pais devem ter é a observação da coloração das fezes. Se as fezes estão amareladas ou esbranquiçadas é preciso haver um acompanhamento. Na carteira de vacinação do bebê há uma escala cromática que ajuda os pais a identificarem. Se o bebê estiver ictérico e tiver mais de 14 dias de idade (ou 21 dias se prematuro), deve ser solicitado o exame de bilirrubinas.
O Congresso ocorre entre os dias 1° e 04 de junho no Centro de Eventos da PUCRS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681, no Prédio 41. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.
Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br