Notícias
Palestra mostra a importância da prevenção da Doença Renal Crônica na infância


A prevenção da Doença Renal Crônica (DRC) começa na infância. Identificar e tratar as doenças renais logo nos primeiros anos de vida ajuda a prevenir a ocorrência da enfermidade nas crianças. Embora seja relativamente rara nas crianças, quando as acomete a DRC traz consequências devastadoras e um tratamento de alta complexidade difícil, caro e trabalhoso.

HCSA Palestra doença renal crônica Desta forma, pais, cuidadores, pacientes jovens, gestores e o público em geral estão convidados para acompanhar a palestra "Alerta para doença renal na criança - agir rápido para prevenir", iniciativa do Hospital da Criança Santo Antônio, do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que conta com o apoio da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e de outras entidades. O evento será realizado na quinta-feira (10/03), data em que se celebra o Dia Mundial do Rim, a partir das 14h, no Anfiteatro DH (3º andar do prédio anexo ao Hospital da Criança Santo Antônio), com entrada pela Avenida Independência, 155.


A palestra vai mostrar como reconhecer a criança com doença renal e ferramentas básicas para o diagnóstico, sendo aberta aos interessados. Serve como informação fundamental a respeito de identificar e tratar as doenças renais logo na infância, semeando a consciência sobre os riscos futuros do dano renal, projetando gerações mais saudáveis.

O Dia Mundial do Rim de 2016 foca na doença renal na infância e os antecedentes da doença renal do adulto, que podem começar na infância. A doença renal crônica na infância é diferente dos adultos, sendo as anomalias congênitas e as doenças hereditárias os diagnósticos mais frequentes, enquanto glomerulopatias e doença renal por diabetes incomuns em crianças. Além disso, muitas crianças com lesão renal aguda acabarão por desenvolver sequelas que podem levar à hipertensão e doença renal crônica na infância ou mais tarde na vida adulta.

O objetivo é incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável nas crianças e seus pais para combater o aumento de doenças evitáveis nos rins. A campanha também quer alertar para a importância do tratamento de crianças com problemas renais.

 

Redação: César Moraes
Foto: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br