Notícias
Pediatria gaúcha perde um de seus expoentes


Prof.
Ercio Amaro de Oliveira falece aos 79 anos.


A Pediatria gaúcha perdeu no dia 28 de fevereiro de 2016 um de seus expoentes. O Prof. Ercio Amaro de Oliveira, pediatra com grande atuação no meio acadêmico, que deixou sua marca profissional e pessoal no exercício da Pediatria, e que influenciou de forma significativa toda uma geração de pediatras gaúchos.
Dr. Ercio Amaro de Oliveira SPRS
Pioneiro que ajudou na modernização da Pediatra gaúcha, destacou-se junto ao grupo que iniciou a medicina do adolescente no estado. Nascido em 1937 e formado pela Faculdade de Medicina da UFRGS em 1962, ele é pai do também pediatra, Dr. Ercio Amaro de Oliveira Filho, que presidiu a SPRS de 2000 a 2003. O Prof. Ercio Amaro de Oliveira é lembrado com muito carinho por várias gerações de médicos gaúchos.

A Dra. Themis Reverbel da Silveira, Diretora Médica do Hospital da Criança Santo Antônio e assessora da presidência da SPRS, enaltece a figura do Prof. Ercio - um profissional que modernizou a Pediatria do Estado, juntamente com o Grupo que constituiu a CIPA - Clínica Infantil de Porto Alegre, ao lado dos colegas Ronald Pagnoncelli de Souza, José Cândido da Rosa, José Luiz Pitrez, Enio Rotta e Renato Fiori. "O Dr. Ercio foi, inclusive um grande amigo, foi o pediatra dos meus três filhos, e nos momentos mais importantes da minha vida, ele estava lá presente. Um grande profissional, um pioneiro que contribuiu muito para o desenvolvimento da Pediatria em nosso estado", afirmou a Dra. Themis.

A presidente do Comitê de Adolescência da SPRS, Dra. Lilian Day Hagel, lembra a figura do Prof. Ercio como um incentivador do conhecimento e do estudo da Adolescência. "Ele trabalhou intensamente pela qualificação e formação da área de atuação da Hebiatria, sendo inclusive o organizador do primeiro concurso público para médicos de adolescentes no Hospital de Clínicas, junto com o Dr. Ronald Pagnoncelli de Souza, em 1990" – lembra a Dra. Lilian, comentando que ele foi um dos pioneiros e participou como chefe da unidade de adolescentes por um longo tempo. "O Prof. Ercio foi um excelente profissional clínico, profundamente estudioso e muito estimado pelos colegas. É uma perda irreparável para a Pediatria gaúcha e brasileira", lamenta a Dra. Lilian Day Hagel.

O Dr. Danilo Blank, chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRGS, lembra a passagem do colega na instituição. "O Ércio foi um dos docentes mais influentes que o Departamento de Pediatria já teve, pioneiro na neonatologia e, na sequência, grande mestre no Ambulatório de Pediatria - Zona 4, propulsor do ambulatório de adolescentes. Foi muito ativo na administração do HCPA, como chefe do Serviço de Pediatria e, por fim, na disciplina de Promoção e Proteção da Saúde da Criança e do Adolescente. Lamentamos muito esta grande perda para a Pediatria gaúcha."

A SPRS presta sua homenagem ao Prof. Ercio, lembrando que a estrada por ele aberta foi trilhada por centenas de médicos pediatras no Rio Grande do Sul, que tiveram no professor um exemplo de vida e de profissionalismo, deixando um legado que permanecerá para sempre na história da Pediatria gaúcha.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br