Notícias
Verão aumenta incômodo com insetos: como cuidar das crianças


No verão, o incômodo com os insetos aumenta e as crianças são alvos fáceis, pois aproveitam o tempo bom e as férias para brincar em locais abertos. Para evitar problemas maiores com as picadas, a primeira providência é manter os insetos longe, com o uso de repelentes. De acordo com o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do RS, Marcelo Pavese Porto, há repelentes para cada faixa etária e isso deve ser observado no momento da compra do produto.

Se, mesmo com os cuidados, algum inseto picar a criança, o médico orienta que os pais lavem o local com sabão e água, podendo usar cremes comuns para diminuir a coceira.

- Em um primeiro momento após a picada, o ideal é lavar com sabão e água, podemos usar cremes comuns para diminuir o prurido, coceira, à base de calamina, por exemplo. Em algumas situações, pode ser necessário o uso de corticoides tópicos, em creme. Conforme o tipo de inseto, pode ser necessário o uso de antialérgicos ou corticoides. Em casos excepcionais, é necessário que um médico avalie, principalmente se for picada de algum inseto peçonhento - explica Marcelo Pavese Porto.

O pediatra alerta que as pomadas antialérgicas não devem ser usadas. Em casos de dúvidas, a melhor indicação é procurar um médico para avaliação correta. Uma dica é, também, entrar em contato com o Centro de Informação Toxicológica (CIT) do Rio Grande do Sul, através do site www.cit.rs.gov.br. O CIT presta assessoria e orientação frente a acidentes tóxicos e com animais, em caráter de emergência e em regime de plantão permanente.


Redação: Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br