Notícias
Palestra sobre atualização em atendimentos neonatais abre Jornada em Pelotas

20ª edição da Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia iniciou na quinta-feira no campus da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Vinte anos depois da primeira Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia, o evento, realizado pela Sociedade de Pediatria do RS, volta à cidade de Pelotas para mais uma edição de qualificação. A abertura da atualização em cuidados com os recém-nascidos ocorreu na quinta-feira (25/06) e contou com a presença do professor pediatria e neonatologista da Universidade do Chile, Jorge Fabres. Logo no início da sua palestra, o médico, renomado internacionalmente, contou como a rápida e certeira ação de um médico neonatologista que salvou a vida de sua filha, que nasceu com apenas 850 gramas e conseguiu se salvar. Hoje, tem dez anos e é muito saudável.

- Se o médico não tivesse salvado minha filha, não sei se estaria aqui hoje falando com vocês. Foi um momento muito importante na minha vida - afirmou Jorge Fabres.

O pediatra chileno apresentou novidades relacionadas à reanimação neonatal. Segundo ele, existem alguns consensos no mundo que precisam de atenção especial. Ele falou aos presentes sobre como realizar massagem cardíaca, como utilizar medicamentos, além de como realizar a reanimação de uma forma mais humanizada.

Presidente do Comitê de Neonatologia da SPRS, a pediatra Rita de Cássia Silveira agradeceu a presença das quase 450 pessoas na palestra de abertura e destacou a importância do evento, que visa capacitar médicos, enfermeiros e estudantes sobre os cuidados com os recém-nascidos. A pediatra, organizadora do evento, lembrou as 19 primeiras edições da Jornada de Neonatologia e valorizou as comissões organizadoras anteriores.

A chefe do Núcleo de Pediatria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Regina da Silveira, celebrou o início do evento e a volta do evento à Pelotas.

- Depois de 20 anos, é uma honra voltar a receber o evento da pediatria. É um grande sucesso nos últimos anos, além de ser um ganho para os profissionais neonatais. Traz muitos benefícios ao bebê - destacou Regina da Silveira, da comissão organizadora da Jornada em Pelotas.

 

XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia da SPRS XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia da SPRS
XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia da SPRS XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia da SPRS
1) Dra. Rita de Cássia Silveira, presidente do Comitê de Neonatologia da SPRS. 2) Convidado internacional, Dr. Jorge Fabres (UC de Chile). 3) Abertura do evento. 4) Mesa de abertura, da esq. p/ direita: Drs. Regina B. da Silveira, Denise Mota, José Granzotto, Luiza Helena Novaes e Marcelo Porto.
 

 

Além da XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia, ocorre simultaneamente o IV Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal. Professora de Enfermagem da UCPel, Isabel Arrieira comemorou a parceria com os médicos pediatras no cuidados com os recém-nascidos.

- Ficamos muito contentes em participar do evento e de fazer essa parceria. Afinal, somos parceiros no cotidiano no cuidados das crianças e neonatos. Estas trocas de experiências e práticas são muito importantes para todos nós - ressaltou Isabel Arrieira.

Comemorando a grande quantidade de inscritos, o pediatra e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Amilcare Angelo Vecchi espera pelas atualizações, que seguem até sábado (27/06), em Pelotas.

- Estamos com as melhores expectativas possíveis. Temos uma grande presença de público, tanto os que se inscreveram antes, como os que estão realizando inscrição agora. Os temas são muito interessantes e relevantes - relatou Amilcare Angelo Vecchi.

Professor de Pediatria da UFPEL que fundou a residência pediátrica na universidade, José Granzotto afirmou que a participação do chileno Jorge Fabres é um grande diferencial da 20ª edição da Jornada de Neonatologia.

- É uma participação fantástica. Um médico de renome internacional. Já trouxe uma grande atualização na abertura e certamente vai compartilhar muito conhecimento até o final do evento. É um ótimo momento para discutir assuntos muito atuais - disse José Granzotto.

Pediatra da UFPel e organizadora do evento, a médica Tanira Pires Barros lembrou que o conhecimento adquirido em qualificações como essa é muito importante para o desenvolvimento da criança.

- Temos participantes de muitas cidades gaúchas e até uma participante do Oeste de Santa Catarina, o que nos dá a dimensão da importância do evento - avaliou Tanira Pires Barros.

Na sexta-feira (26/06), o médico chileno Jorge Fabres falará aos presentes sobre enterocolite neocrosante neonatal. O evento ocorre até sábado (27/06) no auditório Dom Antônio Zattera, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Outras informações podem ser obtidas no site www.sprs.com.br.

 

Redação e fotos: Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br