Notícias
Nova vacina chega ao Brasil e prevê a imunização de crianças e adolescentes

Médico da Sociedade de Pediatria do RS reafirma a importância da vacinação

Juarez Cunha SPRS

Foi lançada no Brasil a vacina contra o meningocócico B. Bactéria que causa não só meningite, mas também outras doenças mais graves. A vacina deverá estar disponível até final de maio, primeiramente em clínicas particulares. O membro do Comitê de Infectologia e Comitê de Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Juarez Cunha, ressalta a importância da inclusão de novas vacinas.


- Com o tempo vão aparecendo outras vacinas e a partir do momento que as vacinas são incluídas no calendário rapidamente se consegue ver o sucesso quando, por exemplo, caem os números da doença - afirma Juarez Cunha.


O número de casos de meningite do tipo C que foi incluída na imunização desde 2010 já reduziu a participação no total de casos de 42% para 25%. Em 2014, o número total de casos de doença meningocócica no Rio Grande do Sul foi de 79, considerado estável dentro da série histórica.


Hoje são feitas três diferentes imunizações para meningocócica, sendo duas aos dois meses de vida do bebê e outra aos três meses. O médico Juarez Cunha ainda ressalta a importância da inclusão da nova vacina também para adolescentes.


- A recomendação é que seja feita dos dois meses aos dezenove anos de idade, já que os adolescentes ficam mais tempo em ambientes fechados que facilitam a transmissão da bactéria causadora da doença. Mas ainda não temos a confirmação das idades - conclui Juarez.


A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul recomenda que a vacina seja usada também em adolescentes.

 

Redação: Luiza Assis
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br