Notícias
Congresso de Pediatria ressalta a importância da conversa entre o médico e os pais

VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria ocorre até sábado na PUCRS

VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pedatria
 Palestras lotaram auditórios da PUCRS

 

O primeiro dia do VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria contou com palestras de diversos assuntos, como aleitamento materno, adolescência e os perigos do tabagismo. O evento, que segue até sábado (02/05) na PUCRS, é organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Em quase todas as apresentações do dia, percebeu-se a importância da conversa entre os médicos e os pais das crianças.

O reforço dos médicos para que as mamães amamentem seus bebês com leite materno foi um dos principais assuntos tratados na quinta-feira (30/04). Médico pediatra mestre em nutrição humana na Universidade Nacional de La Plata (Argentina), Horacio Federico Gonzalez, falou sobre o assunto e destacou que as fórmulas criadas para substituir o leite materno estão melhorando, mas ainda são insuficientes.

- As fórmulas infantis são desenvolvidas para os bebês, mas acabam substituindo o leite materno em alguns casos. É um trabalho permanente da conscientização sobre a importância do leite materno. O leite materno tem, não somente todos os nutrientes necessários, mas muitas partículas que são fundamentais para o complemento do desenvolvimento do sistema nervoso central das crianças - ressaltou Horacio Federico Gonzalez.

O presidente do VIII Congresso Gaúcho de Pediatria, Matias Epifanio, afirmou que as fórmulas infantis têm um futuro de muitas pesquisas, para que consiga suprir as necessidades dos pequenos.

- Recebemos um pesquisador reconhecido pelos estudos sobre leite materno e formulas infantis. O que ele nos mostrou hoje é que ainda tem futuro para investigação desses produtos. Para que sejam semelhantes ao leite materno, ainda falta muito para estudar. O leite materno tem componentes muito importantes no neurodesenvolvimento. É um assunto que se conhece muito, mas ainda tem muitos fatores biológicos que ainda faltam - avaliou Matias Epifanio.

A necessidade da valorização dos pediatras gaúchos e brasileiros foi tema da abertura do VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz, destacou a importância da capacitação para melhorar a valorização financeira e profissional dos pediatras em todo país.

- Trabalhamos para valorização e para a qualificação do pediatra. Acreditamos que não existe valorização sem qualificação. A entidade é um grande exemplo disso, pois está sempre buscando atualização e qualificação para os pediatras. Sabemos que ainda faltam pediatras no Brasil, mas ultimamente, observamos que muitos jovens têm demonstrado desejo de se especializar nesta área. Também sabemos que somos os médicos que menos ganham no mundo. O especialista que mais ganha no Brasil, ganha cinco vezes mais que o pediatra. Queremos ser remunerados de acordo com a nossa capacidade - afirmou Eduardo da Silva Vaz.
 

Eduardo Vaz   Patricia Lago   Leoanrdo Araujo Pinto   Breno Fauth Araujo
 Eduardo Vaz    Patricia Lago    Leonardo A. Pinto    Breno Fauth de Araujo

 

A presidente da SPRS, Patrícia Miranda do Lago, ressaltou a força e a importância do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria para o desenvolvimento da especialidade no estado. A médica também lembrou que o número de residentes em Pediatria demonstrou crescimento nos últimos anos no Rio Grande do Sul, o que deve ser comemorado.

- Nós trabalhamos muito para a valorização do pediatra, para a capacitação, para o aprimoramento científico. Estamos buscando o currículo de residência de três anos, o que já está se tornando uma realidade. Percebemos, nos últimos anos, que o número de residentes em pediatria está aumentando ao longo dos anos - avaliou Patrícia Miranda do Lago.

Outro assunto tratado no primeiro dia de congresso foi o prejuízo para a vida das crianças que convivem com pais que fumam. O médico pediatra pneumologista da Sociedade de Pediatria do RS, Leonardo Araújo Pinto, destacou que os médicos precisam saber indicar um tratamento adequado para os pais que fumam, com o objetivo de conscientizar os adultos.

- O efeito do cigarro para as crianças é bem conhecido. Queremos incentivar os médicos que atuem de maneira incisiva e que mostrem aos pais o quanto o fumo prejudica a vida da criança. Precisamos aproveitar o momento que os adultos ficam sensibilizados com o fato das crianças estarem correndo perigo. O pediatra tem que aproveitar este contato direto com os pais e aconselhar tratamento específico para o tabagismo - destacou Leonardo Araújo Pinto.

 

 VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria SPRS
Mesa-redonda: Adolescência. Da esq. p/ direita: Dra. Jaqueline Brendler, Dr. José Paulo Ferreira, Dr. Benjamin Roitman, Dra. Flávia Meyer e Dr. Thiago Gatti Pianca

 

As palestras sobre os adolescentes ressaltaram alguns cuidados que devem ser tomados pelos pediatras quando os pacientes já não são mais crianças e estão entrando na adolescência. A ginecologista e sexóloga Jaqueline Brendler falou sobre a importância de ensinar os pequenos sobre os métodos contraceptivos. Assim, quando estiverem maiores, já terão a consciência da necessidade da prevenção.

- O médico precisa iniciar uma conversa sobre o sexo e as proteções com os adolescentes, ou pré-adolescentes. Eles precisam entender, se realizar relações sexuais sem proteção, estarão correndo riscos. Quando a educação começa antes, a conversa é mais natural quando eles são adolescentes - relatou Jaqueline Brendler.

Os esportes praticados pelos adolescentes também foram comentados durante o Congresso de Pediatria. A médica do esporte Flávia Meyer disse que quase não existem contraindicações para a prática de atividades físicas em jovens.

- O esporte quase não tem contraindicações. Bem pelo contrário. Os pediatras precisam incentivar a prática de atividades físicas. Alguns casos isolados devem ter mais cuidado, mas em todos os casos, algum esporte se encaixa ao adolescente. Precisamos cuidar com o calor, pois pode causar problemas como o conhecido "choque térmico" - enfatizou Flávia Meyer.

A rotina de cuidados com os recém-nascidos é tema de livro que foi lançado durante o VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. Intitulado de "Cuidado Integral do Recém-Nascido - Prevenção e Condutas Terapêuticas", a publicação aborda os temas mais incidentes no dia a dia do pediatra que trabalha com os bebês mais novinhos. Tem como público alvo pediatras, residentes de pediatria, enfermeiros neonatais e outros profissionais.

- O livro foi feito pelo Comitê de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do RS. É uma publicação que abrange que atende todos os tópicos de um recém-nascido normal. Percebemos que ele entrou num nicho de mercado bem interessante, pois não tinha outro livro com essas características - destacou um dos autores do livro e médico associado da Sociedade de Pediatria do RS, Breno Fauth de Araújo.

O VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria e o VI Simpósio Sul-Americano de Pediatria segue até sábado (02/05) no Centro de Eventos da PUCRS. Outras informações podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.

Redação: Mariana da Rosa
PlayPress Assessoria de Imprensa
Fotos: Marcelo Matusiak e Lusz Fernando de Assis

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br