Notícias
Sociedade de Pediatria do RS alerta para tipos diferentes de vacina da gripe

Público-alvo pode optar em buscar a imunização na rede pública e privada.

O início da campanha da vacinação contra a gripe provoca dúvidas em mães e pais que buscam a proteção para os seus filhos.

As clínicas particulares já estão recebendo a vacina da gripe. No Rio Grande do Sul, a campanha teve início na segunda-feira (27/04). Porém, a vacina da rede privada é diferente da oferecida nos postos de saúde. Segundo o médico do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Juarez Cunha, a rede pública está oferecendo uma vacina que protege contra três cepas do vírus da gripe. Já as clínicas particulares oferecem também a que combate quatro espécies.


- O ideal é que todas as pessoas recebessem a tetra. Infelizmente essa não será a nossa realidade, pelo menos para 2015 - avalia Cunha.


Outro cuidado que os pais que quiserem vacinar seus filhos nas clínicas particulares devem ter é observar que há vacinas diferentes conforme a idade. Dois laboratórios receberam licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


- A vacina tetra da GlaxoSmithKline é indicada a partir dos 3 anos de idade. Essa já está disponível nas clínicas. A vacina tetra da Sanofi Pateur é para uso a partir dos seis meses de idade. Porém, essa ainda não disponível, e deverá chegar logo o mercado.


Desde 2012 a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem sugerindo incluir mais um tipo B na vacina, deixando-a com quatro componentes: AH1N1, AH3N2 e outros dois tipos B. A trivalente só tem um tipo B. O objetivo principal é melhorar a proteção que a vacina pode oferecer. A substituição da tri pela tetra tem sido implementada progressivamente pelos laboratórios produtores.


Para se ter uma ideia melhor, em 2013, nos Estados Unidos a vacina contra quatro cepas foi usada em 25% das aplicações. Em 2014 subiu para 50%. O plano é de que, com o tempo, a tetra venha a substituir totalmente a trivalente. O ano de 2015 será o primeiro da tetravalente e o percentual não deverá ser maior do que 10%, já que estará disponível somente na rede particular.


Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br