Notícias
Saiba o que a amamentação e a capacidade intelectual dos seus filhos têm em comum

Pediatras esclarecem como esta prática maternal é essencial

 

Está cada vez mais comprovada a importância da amamentação para o melhor desenvolvimento das crianças. Esta é uma atitude amorosa e necessária à saúde do bebê. Fortalecendo ainda mais esta ideia, pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas divulgaram um estudo que mostra que a relação entre a vida futura dos pequenos e o aleitamento materno também pode ter influência no desenvolvimento do QI das pessoas.

O autor da pesquisa, Bernardo Horta, esclarece que a amamentação, além de ter efeitos definitivos, como a redução da mortalidade e das doenças infantis, também pode estar associada com a renda e a capacidade intelectual das pessoas. O pesquisador estará presente na 8ª edição do Congresso Gaúcho de Pediatria, promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

- Existem alguns estudos a longo prazo que mostram os efeitos entre o quanto uma amamentação maior influencia no aumento do QI, consequentemente, fazendo com que o rendimento escolar também seja maior. Com uma escolaridade melhor, logo, se terá um emprego melhor e conseguinte uma melhor renda - explica Bernardo Horta.


Segundo a pediatra e membro do Comitê de Endocrinologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Cristiane Kopacek, o aleitamento materno melhora a saúde dos pequenos de um modo geral, havendo menos doenças crônicas, mais proteção quanto a doenças autoimunes e até mesmo contra diabetes.


- Os indivíduos que mamam mais tempo no seio materno são menos doentes, e portanto, são mais produtivos, podendo assim, realmente ter rendimentos futuros maiores - destaca Cristiane Kopacek.


Para concluir, ambos pediatras acreditam e orientam que o mais importante dentro de todas essas informações é promover o aleitamento materno, conscientizando as mães a darem de mamar por mais tempo. O VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria ocorre entre os dias 30 de abril e 2 de maio na PUCRS, em Porto Alegre. Outras informações podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.


Redação: Carolline Viana
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br