Notícias
Crianças que aproximam objetos dos olhos podem precisar de óculos

Sociedade de Pediatria do RS alerta para que os pais fiquem atentos aos sintomas mais frequentes apresentados pelas crianças


Sentar em frente à televisão bem próximo ao aparelho ou começar a usar o tablet e aproximar o equipamento aos olhos são indícios que os pais precisam ficar atentos. De acordo com a pediatra oftalmologista da Sociedade de Pediatria do RS, Gabriela Eckert, outros sinais, como piscar com muita frequência e franzir a testa também devem ser observados nas crianças.


- Os principais sinais de que a visão da criança está com algum problema são aproximar muito os objetos, aproximar muito para assistir televisão, franzir a testa, piscar com muita frequência, ter cefaleia, tropeçar ao caminhar. As vezes, a criança não apresenta sintomas e mesmo assim precisar usar óculos - destaca Gabriela Eckert.


A especialista lembra que, quando perceber algum destes sinais nos filhos, os pais devem levar os pequenos o mais rápido possível ao oftalmologista. Sem apresentar estes sintomas, as crianças devem ter acompanhamento do especialista em olhos anualmente até os sete anos de idade.


O primeiro exame que a criança faz é na maternidade mesmo, o "Teste do olhinho". Este exame serve para a detecção precoce de doenças oculares graves, como catarata congênita, glaucoma congênito e tumores oculares.

 

Redação: Mariana da Rosa
Foto: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br