Notícias
Manifesto da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul sobre matéria publicada no jornal Zero Hora de 17/01/2015

 

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, em vista da coluna intitulada "O que é bom para a tosse", de Marcos Piangers, publicada no Caderno Vida de ZH em 17/01/2015, manifesta:

1) A sua posição de defesa e estímulo à liberdade de expressão, incluindo textos presumivelmente de humor ou sátira, ainda que destoantes de nossos preceitos e princípios.

2) A sua preocupação com a repercussão da matéria entre os colegas pediatras e as famílias. De um lado, recebemos inúmeras manifestações de indignação e revolta, pela forma bizarra que o autor lida com o personagem pediatra, insinuando que o profissional estuda tantos anos para conhecer um só diagnóstico. De outro, tememos as confusões e desconfianças que poderão ser evocadas nos pais ante o diagnóstico de virose, ainda que o jornalista possa ter pretendido apenas divertir.

3) Que as viroses, de fato, representam a maioria das infecções que ocorrem na infância, em qualquer lugar do mundo, e, na maior parte dos casos, apresentam curso benigno e autolimitado, ou seja, são curadas pelo próprio organismo, sem nenhum benefício do uso de antibióticos ou outros tratamentos de finalidade curativa.

4) Que o personagem pediatra, construído pelo autor, por certo está sintonizado com as preocupações da comunidade científica ao não prescrever antibióticos para tratar viroses. Contribui também para prevenir o surgimento de resistência a infecções bacterianas graves e intratáveis no futuro. Não merece, portanto, ser ironizado ou ridicularizado.

5) O acompanhamento pediátrico é decisivo para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes e a relação estabelecida entre o profissional e os pais precisa apoiar-se em sólidos vínculos de confiança e transparência. O diálogo mostrado no texto é a antítese das melhores práticas de Pediatria.

6) Que a leitura do Caderno Vida é considerada interessante pela comunidade pediátrica gaúcha, desde que zele pela qualidade das matérias e promova a divulgação de conteúdos esclarecedores e inovadores nas questões de saúde. Até o humor é ferramenta útil, quando a serviço de uma boa causa.
 

Ilson Enk - Diretor Científico da SPRS
Marcelo Scotta - Presidente do Comitê de Infectologia da SPRS
Patricia Lago - Presidente da SPRS

 

Texto publicado no Caderno Vida, ZH, em 24.01.2015.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br