Notícias
Pediatras alertam para importância da segunda dose da vacina contra o HPV

Somente 18,4% das meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas no primeiro mês de aplicação da segunda dose

A baixa procura pela segunda dose da vacina do Papiloma Vírus Humano (HPV) preocupa os médicos que reforçam a orientação da não eficácia da imunização se não houver o ciclo completo. A primeira dose da vacina imunizou 4,5 milhões de meninas, o que representa 92,6% do público-alvo. Porém no primeiro mês de aplicação da segunda dose, somente 914 mil adolescentes foram imunizadas. O número representa 18,4% do público-alvo. Conforme o pediatra e membro do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do RS, Juarez Cunha, é importante a vacinação das meninas, pois ela protege contra os dois subtipos principais causadores de câncer de colo da área genital, além dos subtipos que causam as verrugas genitais.


- O esquema em que a vacina se mostrou protetora inclui 3 doses (aos 0, 2 e 6 meses), ou como o Ministério da Saúde está disponibilizando (0, 6 e 60 meses). Portanto é fundamental a adolescente receber a segunda dose para completar o ciclo de proteção - explica.


O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) responsável por sintomas como verrugas cutâneas (lesão benigna) até cancros (que podem levar ao câncer de colo do útero). Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde, ligada à Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS, 68.818 mulheres desenvolveram câncer do colo do útero em 2012 nas Américas. A campanha brasileira de vacinação contra o HPV planeja vacinar 5,2 milhões de adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos este ano, cerca de 20% do total. Em 2015, a vacina será oferecida a meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a partir de 9 anos.


A vacina contra o HPV oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) confere proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são os mais perigosos e são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo.


Apesar da campanha demarcar períodos, a vacina contra o HPV está disponível nos postos de saúde durante todo o ano. Todas as meninas a partir de 11 anos de idade devem se vacinar.


O ciclo da vacinação se dá em três etapas. A primeira após os onze anos de idade, a segunda seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. A vacina está disponível gratuitamente em escolas públicas, particulares e também nas unidades de saúde. A lista de cidades no Rio Grande do Sul que oferecem a segunda dose pode ser visualizada no link http://www.saude.rs.gov.br/upload/1409233623_Planilha%20Estrat%C3%A9gia%20HPV.pdf. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.

 

Redação: Mauro Plastina
Foto: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br