Notícias
Sociedade de Pediatria do RS esclarece sobre meningites meningogócicas em Porto Alegre

A SPRS ressalta que, conforme informações da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, não há um aumento relevante no número de casos de doença meningocócica (meningite e/ou meningococcemia) em relação aos últimos anos.  

Portanto, não há um surto.

O alerta emitido pela Vigilância Epidemiológica da SMS ressalta que houve sim uma mudança na faixa etária do meningococo do tipo C, acometendo mais adultos. E, além disso, informa que o meningococo W tem se tornado percentualmente mais frequente, já ultrapassando o tipo B. Dos 21 casos notificados em 2014 até agora, 11 são do tipo C, 4 são Y/W, 2 são B e 4 não identificados. Em 2013 foram notificados 15 casos.

Salientamos que a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde informa que no Estado não foi observado aumento no número de casos da doença (79 casos notificados em 2013 e 54 casos até agora em 2014).



SOBRE AS VACINAS

O Comitê de Infectologia da SPRS concorda com a nova recomendação das vacinas meningocócicas da SBIm: meningo C aos 3 e 5 meses e dose de reforço da meningo C a partir de 1 ano de idade, de preferência com a apresentação da vacina meningocócica conjugada ACYW. São recomendadas doses posteriores da vacina ACYW a cada 5 anos, até o final da adolescência.


Dr. Benjamin Roitman
Coordenador da Equipe de Vigilância de Doenças transmissíveis da SMS

Dr. Juarez Cunha
Médico da Secretaria da Saúde
Coordenação do Comitê de Infectologia da SPRS

Dr. Marcelo Comerlato Scotta
Docente da FAMED PUC/RS
Coordenação do Comitê de Infectologia da SPRS

 

Leia também: Pediatras alertam que não existe surto de meningite no Rio Grande do Sul

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br