Notícias
Razão da falta de médicos divide opiniões na abertura do Congresso Gaúcho de Pediatria

A quinta-feira (15/05) é marcada pelo início do VII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que reúne cerca de 1.300 pediatras do Rio Grande do Sul em busca de ainda mais qualificação profissional. Durante a solenidade de abertura, os argumentos que justificam a situação atual do Sistema Único de Saúde (SUS) foram divergentes, principalmente quando o assunto é a falta de médicos na saúde pública.
A presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Patrícia Miranda do Lago, ressaltou o crescimento do evento desde a sua primeira edição e a motivação destes profissionais em continuar qualificando seus conhecimentos.

- Começamos como um encontro regional, mas hoje ultrapassamos todas as fronteiras. Em tempos de tanta desvalorização da classe médica, incertezas políticas e violências contra a criança, é um privilégio comandar uma entidade que busca a excelência no atendimento às crianças e adolescentes - disse.

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul tem trabalhado na valorização do pediatra como personagem principal na saúde gaúcha.

- Acreditamos que o atendimento da criança deve ser feito pelo pediatra e não pelo clínico geral ou médico de família, e estamos muito confiantes nessa luta - complementa Patrícia.

A Secretária Estadual da Saúde, Sandra Fagundes, destacou a meta de reduzir a mortalidade infantil para menos de 10 para cada mil nascidos vivos no Rio Grande do Sul. Ainda, justificou que existe uma falta de médicos dispostos a trabalhar no SUS.

- A introdução do Palivizumab na rede representou já redução de morbidade e mortalidade, o que era uma reivindicação antiga. Criamos ambulatórios com recursos do estado e acompanhamento de mais de 3 mil bebês, o que também ajuda a diminuir a mortalidade infantil. Temos insuficiência de leitos, mas queremos oferecer a capacidade instalada e existe uma grande falta de pediatras. Essa é uma luta que queremos travar junto com os médicos - interpreta Sandra.

Em contrapartida, o Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz, enfatizou que as dificuldades enfrentadas pela saúde pública do país não são justificadas por falta de recursos financeiros, mas sim por falta de planejamento em longo prazo, valorização do profissional e qualificação do ambiente de trabalho na saúde dos brasileiros.

- Temos um sistema no qual o Brasil investe 9% de seu PIB em saúde, enquanto países desenvolvidos investem até 15% de seu Produto Interno Bruto. Sabemos que não é por falta de recursos que faltam investimentos, e sim por falta de visão. O mais grave é que dos 9% que temos, menos da metade saem do governo. O restante quem paga a conta somos nós, através da iniciativa privada - declarou.

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul anunciou ainda o lançamento de uma nova campanha de esclarecimento da população da importância dos primeiros mil dias de vida e impactos na vida adulta. Um ato surpresa acontecerá às 10h desta sexta-feira (16/05) para marcar o início da campanha.

A presidente do VII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, Helena Müller, lembrou que a pediatria é uma das especialidades mais difíceis, porque envolve um grande número de áreas de conhecimento que garantem a manutenção da saúde de um ser pequeno e frágil, que é a criança.

- Quero destacar a satisfação e alegria com o número recorde de temas livres inscritos o que mostra o crescimento do interesse de médicos pediatras no desenvolvimento científico - disse.

Também integraram a mesa o coordenador da área técnica de Saúde da Criança da Secretaria Municipal da Saúde, Carlos Oscar Kieling, a secretária geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Ana Maria Martins, o presidente do conselho de administração da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizato, Diretor de Finanças, Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto, o Coordenador da Ouvidoria do Cremers, Ércio Amaro de Oliveira Filho e o presidente da Comissão Científica da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Matias Epifânio.

O VII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria é realizado entre 15 e 17 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, situado na Avenida Ipiranga, 6681, em Porto Alegre. Como uma das principais atrações na sexta-feira (16/05), o Congresso traz a conferencista Anna Nowak-Wegrzyn (EUA), que vai abordar o tema sobre a Epidemia da Alergia. A programação na íntegra pode ser conferida em www.gauchopediatria.com.br.

 

Redação: Rafael Dias Borges e Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br